Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Currículo Intercultural IIIB ( PRO15817 )
Unidade:
Colegiado do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
2

Objetivos
A disciplina compõe uma importante parte estrutural do curso e visa contribuir para a formação de professores indígenas para atuar na docência e na gestão da Educação Escolar Indígena, com habilitação plena de profissionais em cada uma das áreas: (1) Ciências Sociais e Humanidades; (2) Ciências da Natureza e Matemática; (3) Artes, Linguagens e Comunicação. Todas as disciplinas tomam como principais referencias as Resoluções do Conselho Nacional de Educação Nº 1, DE 7 DE JANEIRO DE 2015, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de Educação Superior e de Ensino Médio e dá outras Providências; e, Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.

Ementa
Fundamentos do currículo intercultural. Experiências e propostas de currículos interculturais para a Escola de Ensino Médio. Análise e avaliação de currículos escolares e práticas educativas interculturais. Formação para a docência intercultural na Habilitação em Artes, Linguagens e Comunicação.

Bibliografia
MELIÁ, Bartolomeu. “Ação pedagógica e Alteridade: Por uma pedagogia da diferença”. In: Secretaria de Estado de Educação/Conselho de Educação Escolar Indígena de Mato Grosso, Ameríndia: Tecendo os Caminhos da Educação escolar, Cuiabá, 1998. MONTE, Nietta, L. “Problemas de um Currículo para a Educação Intercultural e Bilíngue”. In: Secretaria de Estado de Educação/Conselho de Educação Escolar Indígena de Mato Grosso, Urucum Jenipapo e Giz, Cuiabá-MT, Entrelinhas, 1997. PARECER 14/99/CNE. In: GRUPIONI, L.D.B (Org.).-As Leis e a Educação Escolar Indígena: Programa Parâmetros em Ação de Educação Escolar Indígena. Brasília: MEC/SEF, 2001, p. 21-24.

Bibliografia Complementar
CAVALCANTI, Marilda C. Entre escolas da floresta e escolas da cidade: olhares sobre alguns contextos escolares indígenas de formação de professores. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 36, 2000. GRUPIONI, L. D. B. (2006). Contextualizando o campo da formação de professores indígenas no Brasil. Em: Luiz Donizeti Benzi Grupioni (Org.). Formação de professores indígenas: repensando trajetórias, 39-65. MONTE, Nietta. Escolas da Floresta: entre o passado oral e o presente letrado. Rio de Janeiro. Ed. Multiletras, 1996. NASCIMENTO, A. M. Apontamentos críticos sobre concepções de linguagem na formação superior de docentes indígenas: diálogo intercultural como diálogo interepistêmico. Revista Muitas Vozes, Ponta Grossa, v. 3, n. 1, p. 103-123, 2014. OLIVEIRA, Gilvan M. “O que quer a linguística e o que se quer da linguística na pedagogia da diferença? A delicada questão da assessoria ao movimento indígena”. In: Secretaria de Estado de Educação/Conselho de Educação Escolar Indígena de Mato Grosso, Ameríndia: Tecendo os Caminhos da Educação escolar, Cuiabá, 1998.
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