Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Ensino e pesquisa de línguas indígenas ( PRO15815 )
Unidade:
Colegiado do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
2

Objetivos
A disciplina compõe uma importante parte estrutural do curso e visa contribuir para a formação de professores indígenas para atuar na docência e na gestão da Educação Escolar Indígena, com habilitação plena de profissionais em cada uma das áreas: (1) Ciências Sociais e Humanidades; (2) Ciências da Natureza e Matemática; (3) Artes, Linguagens e Comunicação. Todas as disciplinas tomam como principais referencias as Resoluções do Conselho Nacional de Educação Nº 1, DE 7 DE JANEIRO DE 2015, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de Educação Superior e de Ensino Médio e dá outras Providências; e, Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.

Ementa
Aspectos da morfossintaxe de línguas indígenas. Os fenômenos linguísticos de natureza semântica. Aspectos das gramáticas de línguas Tupi-Guarani (Tupi (Antigo) e Guarani) Instrumentalização linguística: produção de dicionários e materiais didáticos.

Bibliografia
CABRAL. A. S. A. C.; RODRIGUES, A. D.; DUARTE, F. B. (orgs)Línguas e Culturas Tupi vol.2.Campinas- SP: Ed. Curt Nimuendajú. 2010. ILARI, Rodolfo; GERALDI, João Wanderley. Semântica. São Paulo: Ática,1987. MARTINS, MarciFileti. Descrição e Análise de Aspectos da Gramática do Guarani Mbyá. Tese de doutorado, IEL/Unicamp. 2003.

Bibliografia Complementar
CARVALHO, Mauro Luiz, Tempo, Aspecto e Modalidade na Língua Guaraní Mbyá (Tambeopé). Dissertação apresentada ao Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas. UNB. DF. 2013. DOOLEY, Robert A. Léxico Guarani, Dialeto Mbyá: versão para fins acadêmicos com acréscimos do dialeto Nhandéva e outros subfalares do sul do Brasil. Summer Institute of Linguistcs, Porto Velho, RO, Brasil. 1998. NAVARRO, Eduardo de Almeida. Dicionário de Tupi Antigo: a língua indígena clássica do Brasil. 1. ed.-São Paulo: Global, 2013. QUIEZZA, Flávia da Silveira. O Tupi-Antigo (Tupinambá) como língua etno-identitária do povo Tupinikim: análise da produção escrita em Tupi-Antigo elaborada na escola indígena Caieiras Velha- Aracruz- ES. Dissertação apresentada ao Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenas – MN/UFRJ. 2017. SANTOS, Carolina Souza. Tupinambá Îe'ẽga: Vocabulário Escolar. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Linguística. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. 2014.
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