Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Literatura indígena II ( PRO15813 )
Unidade:
Colegiado do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
A disciplina compõe uma importante parte estrutural do curso e visa contribuir para a formação de professores indígenas para atuar na docência e na gestão da Educação Escolar Indígena, com habilitação plena de profissionais em cada uma das áreas: (1) Ciências Sociais e Humanidades; (2) Ciências da Natureza e Matemática; (3) Artes, Linguagens e Comunicação. Todas as disciplinas tomam como principais referencias as Resoluções do Conselho Nacional de Educação Nº 1, DE 7 DE JANEIRO DE 2015, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de Educação Superior e de Ensino Médio e dá outras Providências; e, Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.

Ementa
A questão/problema da autoria, da publicação e da circulação da literatura indígena. Literatura, corporalidade e performance em contextos indígenas. Literatura infantil indígena e indigenista. Ilustração indígena e indigenista. Mediação da leitura e produção de textos literários em contextos escolares indígenas. Constituição e forma de dinamização de acervos escolares em contextos indígenas.

Bibliografia
BONIN, Iara Tatiana. “Com quais palavras se narra a vida indígena na literatura infanto-juvenil que chega às escolas?” In: SILVEIRA, Rosa Maria Hessel. (Org.). Estudos culturais para professor@s. Canoas, Editora da Ulbra, 2008. DALVI, Maria Amélia; REZENDE, Neide Luzia de; JOVER-FALEIROS, Rita. Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2013. THIEL, Janice. Pele silenciosa, pele sonora: a literatura indígena em destaque. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

Bibliografia Complementar
ALMEIDA, Maria Regina Celestino de. Metamorfoses Indígenas: identidade e cultura nas aldeias coloniais do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2003. BICALHO, Charles Antônio de Paul. Koxuk, a imagem do yãmîy na poética. Belo Horizonte: UFMG, 2010. 227 p. (Tese de Doutorado). JEKUPE, Olívio. Literatura escrita pelos povos indígenas. São Paulo: Editora Scortecci, 2009. MAHER, Terezinha Machado. Do casulo ao movimento: a suspensão das certezas na educação bilíngüe e intercultural, 2006. ZUMTHOR, Paul. Introdução à Poesia Oral. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2010.
Carregando...