Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Estudos de línguas indígenas ( PRO15812 )
Unidade:
Colegiado do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
A disciplina compõe uma importante parte estrutural do curso e visa contribuir para a formação de professores indígenas para atuar na docência e na gestão da Educação Escolar Indígena, com habilitação plena de profissionais em cada uma das áreas: (1) Ciências Sociais e Humanidades; (2) Ciências da Natureza e Matemática; (3) Artes, Linguagens e Comunicação. Todas as disciplinas tomam como principais referencias as Resoluções do Conselho Nacional de Educação Nº 1, DE 7 DE JANEIRO DE 2015, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de Educação Superior e de Ensino Médio e dá outras Providências; e, Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.

Ementa
Aspectos da Fonética e da Fonologia das línguas indígenas; proposições de sistemas ortográficos. Sociolinguística (diversidade, variação e mudança) Estudos comparativos com ênfase nas línguas Tupi-Guarani (Tupi (Antigo) e Guarani). Revitalizacão e reconstrução de línguas ancestrais: análise de experiências.

Bibliografia
D’ANGELIS, Wilmar da Rocha. Fonética e Fonologia na Formação de Professores Indígenas. Fórum Linguístico, Florianópolis, v. 10, n. 4, p. 324-341, out./dez. 2013. http://dx.doi.org/10.5007/1984-8412.2013v10n4p324. MUSSALIM, F. & BENTES, A. C. (orgs.) Introdução à Linguística 1.São Paulo: Cortez, 2003. RODRIGUES, A. D. Fonética histórica Tupi-Guarani: Diferenças fonéticas entre o Tupi e o Guarani. In Revista Brasileira de Linguística Antropológica. v. 3, n. 2 (1945). 2011.  http://periodicos.unb.br/index.php/ling/issue/view/815/showToc

Bibliografia Complementar
D’ANGELIS, Wilmar da Rocha. Línguas Indígenas no Brasil: urgência de ações para que Sobrevivam. UNICAMP, 2014. DIETRICH, Wolf; NOLL, Volker. O português e o tupi no Brasil/ Volker Noll, Wolf Dietrich, (organizadores).-1.ed.,1ª reimpressão.- São Paulo: Contexto, 2016. GUEDES, Marymarcia. Subsídios para uma Análise Fonológica do Mbyá. Editora da Unicamp. Campinas, SP. 1991. QUIEZZA, Jocelino da Silveira. A revitalização linguística e o fortalecimento da identidade cultural Tupinikim. São Leopoldo: Oikos, 2014. NAVARRO, Eduardo de Almeida. Método moderno de tupi antigo: a língua do Brasil dos primeiros séculos. Terceira ed. rev. e aperfeiçoada. -São Paulo: Global, 2005.
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