Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Língua portuguesa nas escolas indígenas ( PRO15811 )
Unidade:
Colegiado do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
2

Objetivos
A disciplina compõe uma importante parte estrutural do curso e visa contribuir para a formação de professores indígenas para atuar na docência e na gestão da Educação Escolar Indígena, com habilitação plena de profissionais em cada uma das áreas: (1) Ciências Sociais e Humanidades; (2) Ciências da Natureza e Matemática; (3) Artes, Linguagens e Comunicação. Todas as disciplinas tomam como principais referencias as Resoluções do Conselho Nacional de Educação Nº 1, DE 7 DE JANEIRO DE 2015, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de Educação Superior e de Ensino Médio e dá outras Providências; e, Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.

Ementa
A aula de Língua Portuguesa como espaço-tempo de encontro intercultural e de interação. Especificidades da educação escolar indígena e suas implicações para o ensino-aprendizagem e a avaliação em língua portuguesa. Práticas pedagógicas na escola indígena e formação de leitores e produtores de texto.

Bibliografia
ANTUNES, Irandé. Aula de Português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003. BERGAMASCHI, Maria Aparecida. Educação Escolar Indígena no século XX: da escola para os índios à escola específica e diferenciada. In: BASTOS, Maria Helena Camara; STEPHANOU, Maria. Histórias e memórias da educação no Brasil. vol.III. Petrópolis: Vozes, 2005a. NEVES, Josélia Gomes. Alfabetização intercultural: oralidade, escrita e bilinguismo em sociedades indígenas. Revista Espaço Acadêmico, n. 85, junho de 2008, Disponível em: /www.espacoacademico.com.br/085/85neves.htm>. Acesso em 20/07/2012

Bibliografia Complementar
D’ANGELIS, Wilmar da Rocha. Línguas indígenas precisam de escritores? Como formá-los?. Campinas: IEL/Unicamp; Brasília: Ministério da Educação, 2005. FERREIRA, Mariana Kawall Leal. A educação escolar indígena: um diagnóstico crítico da situação no Brasil. In: SILVA, Aracy Lopes da; FERREIRA, Mariana Kawall Leal (orgs). Antropologia, História e Educação: A questão indígena e a escola. São Paulo: Global, 2001. LOPES DA SILVA ,Aracy; FERREIRA, Mariana Kwall Leal(orgs.). Práticas Pedagógicas na Escola Indígena. São Paulo: Global, 2001. MAHER, Terezinha Machado. Ser professor sendo índio: questões de língua(gem) e identidade. Tese (Doutorado) – Campinas: IEL/Unicamp, 1996. MEDEIROS, Juliana Schneider. Educação escolar indígena específica e diferenciada: o estudo da língua Kaingang e do artesanato na escola. Disponível em: /www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/2218/403>. Acesso em 12 mar. 2019.
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