Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Variação e linguagem ( PRO15809 )
Unidade:
Colegiado do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
2

Objetivos
A disciplina compõe uma importante parte estrutural do curso e visa contribuir para a formação de professores indígenas para atuar na docência e na gestão da Educação Escolar Indígena, com habilitação plena de profissionais em cada uma das áreas: (1) Ciências Sociais e Humanidades; (2) Ciências da Natureza e Matemática; (3) Artes, Linguagens e Comunicação. Todas as disciplinas tomam como principais referencias as Resoluções do Conselho Nacional de Educação Nº 1, DE 7 DE JANEIRO DE 2015, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de Educação Superior e de Ensino Médio e dá outras Providências; e, Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.

Ementa
Língua, linguagem e poder. Diversidade e variação linguística. Preconceito linguístico. O contato linguístico: falantes das línguas indígenas e da língua portuguesa. Contribuições da Sociolinguística variacionista, da Dialetologia, da Linguística de Corpus e da linguística histórica para o estudo da variação e da variedade linguística em contextos indígenas e não-indígenas. Possibilidades pedagógicas para a compreensão da variação como inerente às línguas e para a superação do preconceito linguístico.

Bibliografia
GNERRE, M. Linguagem, escrita e poder. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991. BAGNO, M. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. São Paulo: Loyola, 2014. SOARES, M. Linguagem e escola: uma perspectiva social. São Paulo: Ática, 1986.

Bibliografia Complementar
BAGNO, M. A norma oculta: língua e poder na sociedade brasileira. São Paulo: Parábola, 2013. CARNEIRO, José de R. D.; VALE, Maria J. Q.; MIRANDA, Antônio L. A. Contato linguístico e ensino: a contribuição de línguas indígenas na aprendizagem do português brasileiro. In: Sociodialeto, v. 4, n. 11, nov. 2013. CAVALCANTI, M. Estudos sobre educação bilingue e escolarização em contextos de minorias lingüísticas no Brasil. D.E.L.T.A., n. 15, 1999, p. 385 - 417. MAHER, T. M. (2010). Políticas Linguísticas e Políticas de Identidade: currículo e representações de professores indígenas na Amazônia ocidental brasileira. Currículo sem Fronteiras, v.10, n.1, pp. 33-48, Jan/Jun 2010. NETO, Maria Gorete. Português-indígena versus português-acadêmico: tensões, desafios e possibilidades para as licenciaturas indígenas. Disponível em: http://www.ileel.ufu.br/anaisdosielp/pt/arquivos/sielp2012/1040.pdf.Acesso em 27/07/2012.
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