Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Educação, corpo e movimento ( PRO15807 )
Unidade:
Colegiado do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
2

Objetivos
A disciplina compõe uma importante parte estrutural do curso e visa contribuir para a formação de professores indígenas para atuar na docência e na gestão da Educação Escolar Indígena, com habilitação plena de profissionais em cada uma das áreas: (1) Ciências Sociais e Humanidades; (2) Ciências da Natureza e Matemática; (3) Artes, Linguagens e Comunicação. Todas as disciplinas tomam como principais referencias as Resoluções do Conselho Nacional de Educação Nº 1, DE 7 DE JANEIRO DE 2015, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de Educação Superior e de Ensino Médio e dá outras Providências; e, Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.

Ementa
A construção simbólica do corpo e da gestualidade entre povos indígenas. O desenvolvimento da motricidade com crianças, jovens e adultos em contexto escolar indígena. Jogos, lutas e danças indígenas. Concepções, representações, expressões, cuidados e práticas corporais indígenas. A educação física escolar em contexto indígena.

Bibliografia
VAZ, Alexandre Fernandez. Aspectos, contradições e mal-entendidos da educação do corpo e a infância. Motrivivência, Florianópolis:, v.13, n.19, 2002. P. 7-11. DAÓLIO, Jocimar. Da cultura do corpo. Campinas: Papirus, 1995. _____________. A antropologia social e a educação física: possibilidades de encontro. In: CARVALHO, E. Cultural e ressignificação. Brasília: ICS-UnB, 2004, p. 146-156.

Bibliografia Complementar
GRANDO, Beleni.Corpo e educação: as relações interculturais nas práticas corporais Bororo em Meruri-MT. Florianópolis: Tese (Doutorado em Educação), UFSC, 2004. __________ Beleni. Corpo e cultura: a educação do corpo em relações de fronteiras étinicas e culturais e a constituição da identidade Bororo em Meruri-MT. Pensar a Prática. Goiânia. v. 8, n. 2, p. 163-179, Jul./Dez. 2005ª FASSHEBER, José Ronaldo. “(re-)Pensando a educação física indígena” In: Veiga, Juracilda & Rocha Ferreira, Mª Beatriz (Orgs.). Anais do 6º Encontro Sobre Leitura e Escrita em Sociedades Indígenas: desafios atuais da educação escolar indígena. Campinas: ALV, Núcleo de Cultura e Educação Indígena; Brasília: Ministério do Esporte, Secretaria Nacional de Desenvolvimento do Esporte e do Lazer, p. 157-165, 2005. MAUSS, M. “Técnicas Corporais”. In. Sociologia e Antropologia. São Paulo: COSACNAIF, 2003. VIVEIROS DE CASTRO, E. A fabricação do corpo na sociedade xinguana. Sociedades indígenas e indigenismo no Brasil, p. 31, 1987
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