Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Oralidade leitura e escrita II ( PRO15805 )
Unidade:
Colegiado do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
A disciplina compõe uma importante parte estrutural do curso e visa contribuir para a formação de professores indígenas para atuar na docência e na gestão da Educação Escolar Indígena, com habilitação plena de profissionais em cada uma das áreas: (1) Ciências Sociais e Humanidades; (2) Ciências da Natureza e Matemática; (3) Artes, Linguagens e Comunicação. Todas as disciplinas tomam como principais referencias as Resoluções do Conselho Nacional de Educação Nº 1, DE 7 DE JANEIRO DE 2015, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de Educação Superior e de Ensino Médio e dá outras Providências; e, Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.

Ementa
Processos de apropriação da oralidade, da leitura e da escrita. Trânsito entre culturas fundamentalmente orais e culturas do escrito. Continuum oralidade-escrita e suas implicações para o processo pedagógico. Multimodalidade e retextualização. Leitura e produção de textos orais e escritos como experiência: o texto do estudante indígena como ponto de referência. Mediação do processo de leitura e produção de textos orais e escritos em contextos indígenas (com ênfase nas culturas guarani e tupinikim).

Bibliografia
D’ANGELIS, Wilmar. (Org.). Ensino de Português em comunidades indígenas (1ª e 2ª língua). Campinas: Curt Nimuendajú, 2013. D'ANGELIS, W.; VEIGA, J. (Org.). Leitura e escrita em escolas indígenas. Campinas: ALB/Mercado das Letras, 1997. MARCUSCHI, L. A.; DIONISIO, A. P. (Org.). Fala e Escrita. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

Bibliografia Complementar
ABRAM DOS SANTOS, L. Considerações sobre o ensino de Português como segunda língua a partir da experiência com professores Wajãpi. Cadernos de Educação Escolar Indígena, v. 4, p. 149-164, 2005. FRANCHETTO, Bruna. Escrever línguas indígenas: Apropriação, domesticação, representações. Catálogo da Exposição Os Índios, Nós. Lisboa: Museu Nacional de Etnologia. p. 44-50, 2000. __________. O papel da educação escolar na domesticação das línguas indígenas pela escrita. In: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, n. 75, p. 179-181, 1995. MARCUSCHI, L. A. Da Fala para a Escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2001. ONG, Walter J. Oralidade e Cultura Escrita. Trad. Enid Abreu Dobránsky. São Paulo:  Papirus,1998.
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