Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Oralidade leitura e escrita I ( PRO15804 )
Unidade:
Colegiado do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
A disciplina compõe uma importante parte estrutural do curso e visa contribuir para a formação de professores indígenas para atuar na docência e na gestão da Educação Escolar Indígena, com habilitação plena de profissionais em cada uma das áreas: (1) Ciências Sociais e Humanidades; (2) Ciências da Natureza e Matemática; (3) Artes, Linguagens e Comunicação. Todas as disciplinas tomam como principais referencias as Resoluções do Conselho Nacional de Educação Nº 1, DE 7 DE JANEIRO DE 2015, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de Educação Superior e de Ensino Médio e dá outras Providências; e, Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.

Ementa
Concepções de língua/linguagem, sujeito e sociedade em diferentes correntes do pensamento linguístico. A questão da comunicação humana em perspectiva indígena (com ênfase nas culturas guarani e tupiniquim) e não-indígena. Reflexão crítica sobre as relações interétnicas entre sociedades indígenas (com ênfase nas culturas guarani e tupiniquim) e não indígenas mediadas por diferentes sistemas semióticos e em diferentes suportes. Mídias e redes sociais: representação e autorrepresentação indígena.

Bibliografia
BRASIL; MAIA, Marcus. Manual de Linguística: subsídios para a formação de professores indígenas na área de linguagem. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade; LACED/Museu Nacional, 2006. RENESSE, Nicodemos Costia de. Perspectivas indígenas sobre e na internet: ensaio regressivo sobre a construção e o uso da comunicação em grupos ameríndios do Brasil. Dissertação de Mestrado (Antropologia Social). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. VOLOSHINÓV, Valentin. “Duas tendências do pensamento filosófico-linguístico; Língua, linguagem e enunciado; A interação discursiva; Tema e significação da língua”. In: _______. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad., notas e glossário: Sheila Grillo e EkaterinaVólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2017, p. 143-238.

Bibliografia Complementar
KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. 3 ed. São Paulo: Contexto, 2009. LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2000. RECUERO, Raquel. Redes Sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009. SEKI,Lucy (Org.).Linguística indígena e educação na América Latina. Campinas: Ed. Unicamp,1993. TAVARES, Marilze. Línguas Indígenas & Língua Portuguesa em Comunidades Indígenas do Sul de Mato Grosso do Sul. In: SIGNUM: Estudos da Linguagem (Londrina), n. 19/2, p. 368-390, dez. 2016. DOI: 10.5433/2237-4876.2016v19n1p368
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