Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Arte e cultura: música ( PRO15803 )
Unidade:
Colegiado do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
2

Objetivos
A disciplina compõe uma importante parte estrutural do curso e visa contribuir para a formação de professores indígenas para atuar na docência e na gestão da Educação Escolar Indígena, com habilitação plena de profissionais em cada uma das áreas: (1) Ciências Sociais e Humanidades; (2) Ciências da Natureza e Matemática; (3) Artes, Linguagens e Comunicação. Todas as disciplinas tomam como principais referencias as Resoluções do Conselho Nacional de Educação Nº 1, DE 7 DE JANEIRO DE 2015, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de Educação Superior e de Ensino Médio e dá outras Providências; e, Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.

Ementa
Música: significados, recursos, técnicas, símbolos e valores culturais. Modos e meios de produção artística: valorização da cultura e desenvolvimento socioeconômico.

Bibliografia
OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. Petrópolis – RJ: Vozes, 2001. HOLLER, Marcos. Os Jesuítas e a Música no Brasil Colonial. Campinas: Editora da Unicamp, 2010. SOUZA, Jusamara (Org.) Música, cotidiano e educação. Porto Alegre: UFRGS, 2000.

Bibliografia Complementar
BASTOS, Rafael José de Menezes. Música nas sociedades indígenas das terras baixas da América do Sul: estado da arte. Mana[online]. 2007, vol.13, n.2, pp. 293-316. LADEIRA, Maria Inês. O Caminhar sob a Luz: Território Mbya à Beira do Oceano. São Paulo: Ed. Unesp/Fapesp, 2007. STEIN, Marilia Raquel Albornoz. Kyringüémboraí: os cantos das crianças e a cosmo-sônica Mbyá-Guarani.. PPGAS, UFGRS, 2009. STRICKLAND, C. Arte Comentada: da pré-história ao pós-moderno. Rio de Janeiro: Ediouro, 1999. SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. São Paulo: Moderna, 2003.
Carregando...