Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Arte e cultura: desenho, pintura, papel e cerâmica ( PRO15802 )
Unidade:
Colegiado do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
2

Objetivos
A disciplina compõe uma importante parte estrutural do curso e visa contribuir para a formação de professores indígenas para atuar na docência e na gestão da Educação Escolar Indígena, com habilitação plena de profissionais em cada uma das áreas: (1) Ciências Sociais e Humanidades; (2) Ciências da Natureza e Matemática; (3) Artes, Linguagens e Comunicação. Todas as disciplinas tomam como principais referencias as Resoluções do Conselho Nacional de Educação Nº 1, DE 7 DE JANEIRO DE 2015, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de Educação Superior e de Ensino Médio e dá outras Providências; e, Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.

Ementa
Desenho, pintura, papel e cerâmica: significados, recursos, técnicas, símbolos e valores culturais. Modos e meios de produção artística: valorização da cultura e desenvolvimento socioeconômico Concepções estéticas e expressões artísticas indígenas. Categorias, símbolos e agência. Relações interétnicas, produção e apropriação artística e cultural. Autorias e direitos autorais.

Bibliografia
SILVA, Giovani José da, org. Kadiwéu: senhoras da arte, senhores da guerra. Curitiba: Editora CRV, 2011. DIAS, Jill, org. Brasil nas Vésperas do Mundo Moderno. Lisboa: Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, 1991. GOMES, Denise Maria Cavalcante. Cerâmica Arqueológica da Amazônia: vasilhas da Coleção Tapajônica MAE-USP. São Paulo: Edusp/Imprensa Oficial, 2002.

Bibliografia Complementar
GASPAR, Madu. A Arte Rupestre no Brasil. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003 (Série Descobrindo o Brasil). PORTOCARRERA, José Afonso Botura. Tecnologia Indígena em Mato Grosso: habitação. Cuiabá: Entrelinhas, 2010. PRIPRÁ, Simeão Kundagn. Arte Xokleng: relação social e uso do Vyje do e do Kultõ vã Zé. TCC - UFSC, Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica. Florianópolis, 2015. SILVA, Alexandrina da. O grafismo e significados do artesanato da Comunidade Guarani da Linha Gengibre (desenhos na cestaria). TCC - UFSC, Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica. Florianópolis, 2015. VELTHEM, Lucia Hussak van. Artes indígenas: notas sobre a lógica dos corpos e dos artefatos. Textos escolhidos de cultura e arte populares, Rio de Janeiro, v.7, n.1, 2010.
Carregando...