Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Currículo Intercultural IIA ( PRO15801 )
Unidade:
Colegiado do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
2

Objetivos
A disciplina compõe uma importante parte estrutural do curso e visa contribuir para a formação de professores indígenas para atuar na docência e na gestão da Educação Escolar Indígena, com habilitação plena de profissionais em cada uma das áreas: (1) Ciências Sociais e Humanidades; (2) Ciências da Natureza e Matemática; (3) Artes, Linguagens e Comunicação. Todas as disciplinas tomam como principais referencias as Resoluções do Conselho Nacional de Educação Nº 1, DE 7 DE JANEIRO DE 2015, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de Educação Superior e de Ensino Médio e dá outras Providências; e, Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.

Ementa
Fundamentos do currículo intercultural. Experiências e propostas de currículos interculturais para a Escola de Ensino Médio. Análise e avaliação de currículos escolares e práticas educativas interculturais. Formação para a docência intercultural na Habilitação em Ciências Sociais e Humanidades.

Bibliografia
BRASIL Referenciais para formação de professores. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Fundamental, 1999. MATOS, Kleber Gesteira, MONTE, NiettaLindenberg. O estado da arte da formação de professores indígenas no Brasil. Formação de professores indígenas: repensando trajetórias, p. 69, 2006. MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa; CANDAU, Vera Maria. Currículo, conhecimento e cultura. BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Indagações sobreo currículo. Brasília, 2007.

Bibliografia Complementar
ATHIAS, R. M.; LATERMAN, Ilana. Temas e problemas na construção de currículo Intercultural na educação escolar indígena no Rio Negro/AM. IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares. Florianópolis, 2008. BRAND, Antonio. Educação escolar indígena: o desafio da interculturalidade e da equidade. Revista Série-Estudos, n. 12, 2013. GUIMARÃES, Susana M. Grillo. Ciências Sociais no Projeto 3º Grau Indígena: Focos Principais. Cadernos de Educação Escolar Indígena, v. 1, n. 01,2002. LEITE, Lúcia Helena Alvarez. Os professores indígenas chegam à universidade: desafios para a construção de um currículo intercultural no Brasil. Cuadernos Interculturales, v. 6, n. 10, p. 17-32, 2008. MONTE, Nietta Lindenberg. Os outros, quem somos? Formação de professores indígenas e identidades interculturais. Cadernos de pesquisa 111 (2000): 7-29.
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