Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Metodologia do ensino de Ciências Sociais ( PRO15799 )
Unidade:
Colegiado do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
2

Objetivos
A disciplina compõe uma importante parte estrutural do curso e visa contribuir para a formação de professores indígenas para atuar na docência e na gestão da Educação Escolar Indígena, com habilitação plena de profissionais em cada uma das áreas: (1) Ciências Sociais e Humanidades; (2) Ciências da Natureza e Matemática; (3) Artes, Linguagens e Comunicação. Todas as disciplinas tomam como principais referencias as Resoluções do Conselho Nacional de Educação Nº 1, DE 7 DE JANEIRO DE 2015, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de Educação Superior e de Ensino Médio e dá outras Providências; e, Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.

Ementa
Os projetos políticos das escolas indígenas e as orientações teórico-metodológicas das Ciências Sociais Métodos e técnicas de pesquisa qualitativa e quantitativa para trabalhos científicos Propostas e experiências de ensino de Ciências Sociais em escolas indígenas e não indígenas. A produção de material didático para escolas de ensino médio indígenas e não indígenas.

Bibliografia
LANGDON, Esther Jean; MALUF, Sonia; TORNQUIST, Carmen Susana. “Ética e política na pesquisa: os métodos qualitativos e seus resultados”. In: GUERRIERO Iara Coelho Zito,SCHMIDT, M. Luisa Sandoval, ZICKER, Fabio (orgs.). Ética nas pesquisas em ciências humanas e sociais na saúde. Ed. Hucitec, 2008, pp. 128-148. MINAYO, Maria Cecília de Souza et al. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. In: Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Vozes, 2002. REIS, Elisa Pereira; REIS, Fábio Wanderley; VELHO, Gilberto. As Ciências Sociais nos últimos 20 anos: três perspectivas. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 12, n. 35, 1997.

Bibliografia Complementar
CASTRO-GÓMEZ, Santiago. “Ciências sociais, violência epistêmica e o problema da “invenção do outro”. In: LANDER, E. (org.) A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. CLACSO, (2005): 169-186. ECKERT, Cornelia; DA ROCHA, Ana Luiza Carvalho. Etnografia: saberes e práticas. ILUMINURAS, v. 9, n. 21, 2008. RAMOS, Alcida Rita. Do Engajamento ao Desprendimento. Revista Campos (8), 2007, pp. 11-32. SILVA, Ileizi LF. “O ensino das Ciências Sociais. Sociologia no Brasil: histórico e perspectivas”. In: MORAES, Amaury Cesar de (Org.). Coleção Explorando o Ensino de Sociologia. Brasília: MEC, p. 23-31, 2010. WEBER, Regina. Relatos de Quem Colhe Relatos: pesquisas em história oral e ciências sociais. Dados 39.1 (1996): 163-82.
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