Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Metodologia do ensino da Geografia aplicada às Ciências Sociais e Humanidade ( PRO15798 )
Unidade:
Colegiado do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
2

Objetivos
A disciplina compõe uma importante parte estrutural do curso e visa contribuir para a formação de professores indígenas para atuar na docência e na gestão da Educação Escolar Indígena, com habilitação plena de profissionais em cada uma das áreas: (1) Ciências Sociais e Humanidades; (2) Ciências da Natureza e Matemática; (3) Artes, Linguagens e Comunicação. Todas as disciplinas tomam como principais referencias as Resoluções do Conselho Nacional de Educação Nº 1, DE 7 DE JANEIRO DE 2015, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de Educação Superior e de Ensino Médio e dá outras Providências; e, Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.

Ementa
Analise critica das investigações geográficas em suas vertentes e sua valorização das realidades territorial e cultural indígenas. Perspectivas e inovações metodológicas no ensino e na pesquisa geográfica. O estudo da geografia na realidade educacional indígena e produção de material didático para escolas de Ensino Médio indígenas e não indígenas.

Bibliografia
DE DEUS, José Antônio Souza, BARBOSA Liliane de Deus. A Geografia Cultural Contemporânea e os Focos de Tensão no Mundo: Uma Contribuição ao Debate. Ateliê Geográfico 3.2 (2009). LITTLE, Paul E. Territórios sociais e povos tradicionais no Brasil: por uma antropologia da territorialidade. Departamento de Antropologia, Universidade de Brasília, 2002. MAGALHÃES, Gledson Bezerra, LADIM NETO Francisco Otávio. A Geografia e a educação indígena: uma análise dos documentos normativos. Revista Brasileira de Educação em Geografia 3.5,2013: 82-97.

Bibliografia Complementar
CHAVES, Leilane Oliveira et al. Salas interativas e ações comunitárias: educação ambiental em terra indígena. Revista Geográfica de América Central, v. 2, n. 47E, 2011. DE ALMEIDA, Regina Araujo. “A Cartografia na Agenda 21 das Terras Indígenas do Estado do Acre”. In: Proc. X Latin American Conference, Department of Geography, University of São Paulo. 2005. ENGE, Tiara Rubia, GRESSANA, Luciane DA SILVA Carlos Antônio Educação indígena Kaingang: como ensinar geografia na reserva do Ligeiro–Charrua–RS. Revista de Ciências Humanas 6.7 (2012): p-111. RESENDE, Márcia Spyer. Um mapa do que pode ser a geografia nas escolas indígenas. Em Aberto, Brasília, ano 14, n.63, jul./set. 1994. TEIXEIRA, Fabiano Felix; TUBINO, Vinicius MC; SUZUKI, Júlio César. Geografia eliteratura: uma alternativa para o ensino da questão indígena nas salas de aula. Encontro de grupos de pesquisa, UFSM, v. 5, 2009.
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