Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Metodologia do ensino de História aplicada às Ciências Sociais e Humanidades ( PRO15797 )
Unidade:
Colegiado do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
2

Objetivos
A disciplina compõe uma importante parte estrutural do curso e visa contribuir para a formação de professores indígenas para atuar na docência e na gestão da Educação Escolar Indígena, com habilitação plena de profissionais em cada uma das áreas: (1) Ciências Sociais e Humanidades; (2) Ciências da Natureza e Matemática; (3) Artes, Linguagens e Comunicação. Todas as disciplinas tomam como principais referencias as Resoluções do Conselho Nacional de Educação Nº 1, DE 7 DE JANEIRO DE 2015, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de Educação Superior e de Ensino Médio e dá outras Providências; e, Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.

Ementa
As diferentes perspectivas e inovações metodológicas no ensino e na pesquisa historiográfica. Analise critica das fontes documentais orais, escritas e iconográficas sobre história dos povos indígenas no Brasil e no Espírito Santo. O estudo da historia na realidade educacional indígena e produção de material didático para escolas de ensino médio indígenas e não indígenas.

Bibliografia
BERGAMASCHI, Maria Aparecida. Povos Indígenas e Ensino de História: a Lei nº 11.645/2008 como caminho para a interculturalidade. BARROSO, Vera Lucia Maciel [et al.]. Ensino de História: Desafios Contemporâneos. Porto Alegre: Est, 2010. GOBBI, Izabel. Desafios do ensino sobre indígenas nas escolas: uma reflexão a partir dos livros didáticos de história. Cadernos do Leme 2.2, 2011. MONTEIRO, John Manuel. O desafio da história indígena no Brasil. A temática indígena na escola: novos subsídios para professores de 1º e 2º graus. Brasília, MEC/MARI/UNESCO, 1995.

Bibliografia Complementar
BORGES, Paulo Humberto Porto. Uma visão indígena da história. Caderno Cedes n. 49. São Paulo: UNICAMP, 2000. MOTA, Lúcio Tadeu; RODRIGUES, Isabel Cristina. A questão indígena no livro didático: toda a história. História & Ensino, v. 5, p. 41-59, 2012 TEAO Kalna Mareto, LOUREIRO, Klítia. História dos Índios do Espírito Santo. Publicação Lei Rubem Braga, PMV, 2009. TOLEDO, Maria Aparecida LeopoldinoTursi. História local, historiografia e ensino: sobre as relações entre teoria e metodologia no ensino de história. Antíteses, v. 3, n. 6, p. 743-758, 2011. SILVA, Edson. História, povos indígenas e Educação: (re) conhecendo e discutindo a diversidade cultural. Encontro Pernambucano de Ensino de História, 2007.
Carregando...