Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Saúde indígena ( PRO15796 )
Unidade:
Colegiado do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
2

Objetivos
A disciplina compõe uma importante parte estrutural do curso e visa contribuir para a formação de professores indígenas para atuar na docência e na gestão da Educação Escolar Indígena, com habilitação plena de profissionais em cada uma das áreas: (1) Ciências Sociais e Humanidades; (2) Ciências da Natureza e Matemática; (3) Artes, Linguagens e Comunicação. Todas as disciplinas tomam como principais referencias as Resoluções do Conselho Nacional de Educação Nº 1, DE 7 DE JANEIRO DE 2015, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de Educação Superior e de Ensino Médio e dá outras Providências; e, Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.

Ementa
Relações entre concepções indígenas e ocidentais de saúde e doença. Xamanismo, infortúnio e seus tratamentos. Políticas, programas e gestão da saúde indígena. Questões emergentes e análise de experiências.

Bibliografia
GARNELO, Luiza, MACEDO Guilherme, BRANDÃO Luiz Carlos. Os povos indígenas e a construção das políticas de saúde no Brasil. Organização Pan-Americana da Saúde, 2003.LANGDON, Esther Jea. GARNELO, Luiza. Saúde dos povos indígenas: reflexões sobre antropologia participativa. Contra Capa, 2004. TEIXEIRA, Carla Costa, SILVA Cristina Dias da. Antropologia e saúde indígena: mapeando marcos de reflexão e interfaces de ação. Anuário Antropológico I (2013): 35-57.

Bibliografia Complementar
BUCHILLET, D. (org.) Medicinas tradicionais e medicina ocidental na Amazônia. Belém: CEJUP, 1991. FERREIRA, Luciane Ouriques. MBA‟E ACHŸ: A Concepção Cosmológica da Doença entre os Mbyá-Guarani num Contexto de Relações Interétnicas–RS. Diss. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2001. FOLLER, Maj-lis. Intermedicalidade: a zona de contato criada por povos indígenas e profissionais de saúde. In: LANGDON, Esther Jean; GARNELO, Luiza. Saúde dos povos indígenas: reflexões sobre antropologia participativa. Contra Capa, 2004. LANGDON, Esther J. A tolerância e a política de saúde do índio no Brasil: são compatíveis os saberes biomédicos e os saberes indígenas. Povos indígenas e tolerância: construindo práticas de respeito e solidariedade. São Paulo: Edusp 2001: 157-165. _________ (org.) Novas perspectivas sobre xamanismo no Brasil. Florianópolis: Editora da UFSC, 1996.
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