Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Territórios indígenas, cartografia e georreferenciamento ( PRO15795 )
Unidade:
Colegiado do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
A disciplina compõe uma importante parte estrutural do curso e visa contribuir para a formação de professores indígenas para atuar na docência e na gestão da Educação Escolar Indígena, com habilitação plena de profissionais em cada uma das áreas: (1) Ciências Sociais e Humanidades; (2) Ciências da Natureza e Matemática; (3) Artes, Linguagens e Comunicação. Todas as disciplinas tomam como principais referencias as Resoluções do Conselho Nacional de Educação  Nº 1, DE 7 DE JANEIRO DE 2015,  que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de Educação Superior e de Ensino Médio e dá outras Providências; e,  Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015,  que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.

Ementa
Territórios, mapas e cartografias: histórico, classificação, perspectivas, usos. A coleta de dados, procedimentos e gerenciamentos. O georeferenciamento, suas tecnologias e aplicação para territórios indígenas. Os mapeamentos participativos e a cartografia social. Análise de experiências.

Bibliografia
ALMEIDA, AWB. Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia. Série de fascículos com o uso de mapeamento participativo junto à populações tradicionais. Manaus: PPGSCA-UFAM, FAPEAM-CNPq, 2008. BUENO, Beatriz Piccolotto Siqueira. Decifrando mapas: sobre o conceito de" território" e suas vinculações com a cartografia. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, v. 12, n. 1, p. 193-234, 2004. CORREIA, Cloude de Souza. Etnozoneamento, etnomapeamento e diagnóstico etnoambiental: representações cartográficas e gestão territorial em terras indígenas no estado do Acre. Tese, UnB, 2009.

Bibliografia Complementar
CABRAL, Márcia Pereira, R. I. O. CLARO–SP. Geotecnologias no Mapeamento da Aldeia TekoaPyau–São Paulo/SP e seu entorno: experiências de aplicação de técnicas cartográficas e Sistemas digitais em ações de parceria com jovens indígenas. Diss. UNESP, 2008. DOS SANTOS, Renato Emerson. Ativismos Cartográficos: notas sobre formas e usos da representação espacial e jogos de poder. Revista Geográfica de América Central, v. 2, n. 47E, 2011. GAVAZZI, Renato Antonio. Agrofloresta e cartografia indígena: a gestão territorial e ambiental nas mãos dos agentes agroflorestais indígenas do Acre. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo. LADEIRA, Maria Inês & Matta, Priscila (orgs.) 2004 – Terras Guarani no Litoral: as matas que foram reveladas aos nossos antigos avós (Ka‟agüyoreramóikuéryojourivevaekue y). São Paulo, Centro de Trabalho Indigenista-CTI. LITTLE, Paul. Gestão Territorial em Terras Indígenas: Definição de conceitos e proposta de  diretrizes. Rio Branco: SEMA/SEPI-GTZ (Relatório de consultoria), 2006.
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