Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Patrimônio cultural e natural ( PRO15794 )
Unidade:
Colegiado do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
2

Objetivos
A disciplina compõe uma importante parte estrutural do curso e visa contribuir para a formação de professores indígenas para atuar na docência e na gestão da Educação Escolar Indígena, com habilitação plena de profissionais em cada uma das áreas: (1) Ciências Sociais e Humanidades; (2) Ciências da Natureza e Matemática; (3) Artes, Linguagens e Comunicação. Todas as disciplinas tomam como principais referencias as Resoluções do Conselho Nacional de Educação Nº 1, DE 7 DE JANEIRO DE 2015, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de Educação Superior e de Ensino Médio e dá outras Providências; e, Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.

Ementa
A imbricação entre patrimônio cultural (material e imaterial) e natural (ou ambiental). Preservação e conservação do patrimônio, formas de transmissão. Identidade, memória, cidadania e documentação de saberes. Museus, políticas patrimoniais nacionais e internacionais e os aspectos jurídicos do patrimônio indígena.

Bibliografia
DE SOUZA, Marcela Stockler Coelho. A dádiva indígena e a dívida antropológica: o patrimônio cultural entre direitos universais e relações particulares. UnB, Departamento de Antropologia, 2007. FREIRE, José R. Bessa. O patrimônio cultural indígena. Um olhar sobre a cultura brasileira. Brasília: Ministério da Cultura, 1998. SANTILLI, Juliana. Socioambientalismo e novos direitos: proteção jurídica à diversidade biológica e cultural. Editora Peirópolis, 2005.

Bibliografia Complementar
CASTRO, Caterine Vasconcelos de et al. A proteção do conhecimento tradicional dos povos indígenas sob a concepção do pluralismo jurídico. 2007. DIAS, Cláudia C. de Mesquita Garcia; ABREU, Regina; DE SOUZA Chagas, Mário. Memória e patrimônio: ensaios contemporâneos. DP&A Editora, 2003. GALLOIS, Dominique Tilkin. Materializando saberes imateriais: experiências indígenas na Amazônia Oriental. Colóquio Diversidade cultural, uma questão econômica, 2005. GOMES, Alexandre Oliveira, VIEIRA NETO João Paulo. Museus e memórias indígenas no Ceará. Uma proposta em construção. SECUT, Fortaleza, 2009. SCARAMUZZI, Igor. Os saberes tradicionais e a escola: aspectos da produção de  conhecimento em materiais didáticos de autores indígenas. Revista de Antropologia Social dos Alunos do PPGAS-UFSCar, v.2, n.1, 2010, p.73-96.
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