Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Arte e cultura: artesanato ( PRO15793 )
Unidade:
Colegiado do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
A disciplina compõe uma importante parte estrutural do curso e visa contribuir para a formação de professores indígenas para atuar na docência e na gestão da Educação Escolar Indígena, com habilitação plena de profissionais em cada uma das áreas: (1) Ciências Sociais e Humanidades; (2) Ciências da Natureza e Matemática; (3) Artes, Linguagens e Comunicação. Todas as disciplinas tomam como principais referencias as Resoluções do Conselho Nacional de Educação Nº 1, DE 7 DE JANEIRO DE 2015, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de Educação Superior e de Ensino Médio e dá outras Providências; e, Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.

Ementa
Concepções estéticas e expressões artísticas indígenas. Cultura material: significados, recursos, técnicas, símbolos e valores culturais. Arte e artesanato. Modos e meios de produção do artesanato e comércio.

Bibliografia
RIBEIRO, Berta G. Dicionário de Artesanato Indígena. Belo-Horizonte: Itatiaia/SP: EDUSP, 1988. RIBEIRO, Darcy (Ed.) Suma Etnológica Brasileira 3 – Arte indígena. Petrópolis: Vozes, 1987. VIDAL, Lux, LOPES DA SILVA, Aracy. O sistema de objetos nas sociedades indígenas: arte e cultura material In Lopes da Silva &Grupioni (orgs.). A Temática Indígena na Escola. Brasília: MEC/MARI/UNESCO, 1995. p.369-402.

Bibliografia Complementar
BARBOSA, W. de Do. Artesanato indígena e os “novos índios” do Nordeste. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, v. 28, p. 199-215, 1999. BRUM, B. D. Artesanato Guarani Mbya do Rio de Janeiro: apontamentos para uma abordagem discursiva. Textos escolhidos de Arte e Cultura Popular, UERJ, 2004. LAGROU, Els. .No Caminho da Miçanga: arte e alteridade entre os ameríndios. Enfoques, v. 11, n. 2, 2012. MARTINS, Maria Terezinha B. M. Tupinikin: os fabricantes de farinha do Pau-Brasil. Juiz de Fora: UFJF, 1986. SEEGER, Anthony. “O significado dos ornamentos corporais”. In. Os índios e nós. Rio de Janeiro: Campus, 1980.
Carregando...