Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Concepção de pessoa e práticas corporais ( PRO15792 )
Unidade:
Colegiado do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
A disciplina compõe uma importante parte estrutural do curso e visa contribuir para a formação de professores indígenas para atuar na docência e na gestão da Educação Escolar Indígena, com habilitação plena de profissionais em cada uma das áreas: (1) Ciências Sociais e Humanidades; (2) Ciências da Natureza e Matemática; (3) Artes, Linguagens e Comunicação. Todas as disciplinas tomam como principais referencias as Resoluções do Conselho Nacional de Educação Nº 1, DE 7 DE JANEIRO DE 2015, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de Educação Superior e de Ensino Médio e dá outras Providências; e, Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.

Ementa
A construção simbólica da pessoa entre povos indígenas. Representações, expressões, cuidados e práticas corporais. Processos de transformação de concepções e práticas corporais.

Bibliografia
COHN, Clarice. Antropologia da Criança. Rio de Janeiro, Zahar, 2005. MAUSS, Marcel. As técnicas corporais. Sociologia e antropologia, v. 2, p. 209-233, 1974. SEEGER, Anthony, Da Matta, Roberto & Viveiros de Castro, Eduardo. “A construção da pessoa nas sociedades indígenas brasileiras”. In. Boletim do Museu Nacional, nº 32, 1987,  pp.2-19.

Bibliografia Complementar
DA SILVA, Aracy Lopes; NUNES, Angela; DA SILVA MACEDO, Ana Vera Lopes. Crianças indígenas: ensaios antropológicos. FAPESP, 2002. DE ALMEIDA, Arthur J. Medeiros; DE ALMEIDA SUASSUNA, D. Maria Filgueira. Práticas corporais, sentidos e significado: uma análise dos jogos dos povos indígenas. Movimento (ESEF/UFRGS), v. 16, n. 4, p. 53-71, 2010. GARNELO, Luiza. Cosmologia, ambiente e saúde: mitos e ritos alimentares Baniwa. História, Ciências, Saúde-Manguinhos 14 (2007): 191-212. MELATTI, Julio C. “Nominadores e genitores”. In: SCHADEN, E. (org.) Leituras de Etnologia Brasileira. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1976. RANGEL, Lucia Helena. Da infância ao amadurecimento: uma reflexão sobre rituais de iniciação. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 3, n. 5, p. 147-152, 1999.
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