Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Organização social e política II ( PRO15790 )
Unidade:
Colegiado do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
2

Objetivos
A disciplina compõe uma importante parte estrutural do curso e visa contribuir para a formação de professores indígenas para atuar na docência e na gestão da Educação Escolar Indígena, com habilitação plena de profissionais em cada uma das áreas: (1) Ciências Sociais e Humanidades; (2) Ciências da Natureza e Matemática; (3) Artes, Linguagens e Comunicação. Todas as disciplinas tomam como principais referencias as Resoluções do Conselho Nacional de Educação Nº 1, DE 7 DE JANEIRO DE 2015, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de Educação Superior e de Ensino Médio e dá outras Providências; e, Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.

Ementa
Divisão social do trabalho entre povos indígenas e visões diferenciadas do trabalho. A sociedade nacional e o mercado de trabalho regional. Trabalho indígena, capitalismo e classes sociais no mundo não-indígena.

Bibliografia
D’ANGELIS, Wilmar R., VEIGA Juracilda. O trabalho e a perspectiva das sociedades indígenas no Brasil. Simpósio Nacional da Pastoral Operária. São Paulo, 2001: 14-17. IANNI, Octavio. O mundo do trabalho. São Paulo em Perspectiva, v. 8, n. 4, p. 2-12, 1994. VELOZ, Christian Ramos. Trabalho indígena. TST, Brasília, vol. 75, nº 1, jan/mar 2009.

Bibliografia Complementar
ANTUNES, Ricardo; ALVES, Giovanni. As mutações no mundo do trabalho na era da mundialização do capital. Educação e Sociedade, v. 25, n. 87, p. 335-351, 2004. EWART, E. Fazendo pessoas e fazendo roças entre os Panará do Brasil Central. Revista de Antropologia, 48, 2005. OLIVEIRA, João Pacheco de. O caboclo e o brabo. Notas sobre duas modalidades de Força-de-Trabalho na Expansão da Fronteira Amazônica no Século XIX. Encontros com a Civilização Brasileira, 11, 1979. SANTILLI, Márcio. Programas regionais para uma nova política indigenista. Estado e povos indígenas: bases para uma nova política indigenista II, p. 69-82, 2002. SUCHANEK, Márcia Gomes O. Povos indígenas no Brasil: de escravos à tutelados. Uma difícil reconquista da liberdade. Confluências| Revista Interdisciplinar de Sociologia e Direito, v. 12, n. 1, p. 240-274, 2012.
Carregando...