Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Memória e etnoconhecimentos ( PRO15789 )
Unidade:
Colegiado do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
2

Objetivos
A disciplina compõe uma importante parte estrutural do curso e visa contribuir para a formação de professores indígenas para atuar na docência e na gestão da Educação Escolar Indígena, com habilitação plena de profissionais em cada uma das áreas: (1) Ciências Sociais e Humanidades; (2) Ciências da Natureza e Matemática; (3) Artes, Linguagens e Comunicação. Todas as disciplinas tomam como principais referencias as Resoluções do Conselho Nacional de Educação Nº 1, DE 7 DE JANEIRO DE 2015, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de Educação Superior e de Ensino Médio e dá outras Providências; e, Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.

Ementa
A memória, seus processos, meios de elaboração, expressão e transmissão. A relação entre mito, história e memória A memória da tradição. Os conhecimentos tradicionais associados, os direitos autorais e a ética na pesquisa.

Bibliografia
POLLAK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. Revista Estudos Históricos 2.3 (1989): 3-15. OVERING, Joanna. O mito como história: um problema de tempo, realidade e outras questões. Mana, v. 1, n. 1, p. 107-140, 1995. SANTILLI, Juliana. Biodiversidade e conhecimentos tradicionais associados: novos avanços e impasses na criação de regimes legais de proteção. QUEM CALA CONSENTE? p. 53, 2003.

Bibliografia Complementar
CARNEIRO da Cunha, Manuela; VIVEIROS de Castro, Eduardo. Vingança e temporalidade: os Tupinambá. Journal de la Société des Américanistes, v. 71, n. 1, p. 191-208, 1985. DESCOLA, Philippe. Ecologia e cosmologia. Etnoconservação: novos rumos para a proteção da natureza nos trópicos. São Paulo: Hucitec, p. 149-164, 200. GALLOIS, Dominique. Mairi Revisitada: a reintegração da Fortaleza de Macapá na tradição oral dos Waiãpi, São Paulo, NHII-USP, 1993. RAMOS, Alcida Rita. Memórias Sanumá: espaço e tempo em uma sociedade yanomami. Marco Zero, 1990. _______. Identidades territoriais. In: CORRÊA, R. L. e ROSENDHAL, Z. (orgs). Manifestações da Cultura no Espaço. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1999.
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