Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Organização social e política I ( PRO15788 )
Unidade:
Colegiado do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
A disciplina compõe uma importante parte estrutural do curso e visa contribuir para a formação de professores indígenas para atuar na docência e na gestão da Educação Escolar Indígena, com habilitação plena de profissionais em cada uma das áreas: (1) Ciências Sociais e Humanidades; (2) Ciências da Natureza e Matemática; (3) Artes, Linguagens e Comunicação. Todas as disciplinas tomam como principais referencias as Resoluções do Conselho Nacional de Educação Nº 1, DE 7 DE JANEIRO DE 2015, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de Educação Superior e de Ensino Médio e dá outras Providências; e, Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.

Ementa
Organização social e política dos povos indígenas. Família e parentesco. Geração e gênero. Instituições, redes sociais e trocas simbólicas. Lideranças e relações interétnicas.

Bibliografia
GROW Peter, Parentesco como consciência humana: o caso dos piro. Mana [online]. 1997, vol.3, n.2, pp. 39-65. SCHADEN, Egon. Aspectos fundamentais da cultura guarani. São Paulo: EPU/EDUSP, 1974. SZTUTMAN Renato. O profeta e o principal. A ação política ameríndia e seus personagens. PPGAS/IFCH-USP, 2005.

Bibliografia Complementar
DE GÓES, Paulo Roberto Homem. Infinito povoado: domínios, chefes e lideranças em um grupo indígena do Alto Juruá. Diss. UFPR, 2009. FAUSTO, Carlos; NOVAES, Adauto. Da inimizade: forma e simbolismo da guerra indígena.81 A outra margem do Ocidente, v. 1, 1999. MCCALLUM, Cecília. Nota sobre as categorias" gênero" e" sexualidade" e os povos indígenas. Cadernos Pagu, n. 41, p. 53-61, 2013. PISSOLATO, Elizabeth. A duração da pessoa: mobilidade, parentesco e xamanismo mbya (guarani). UNESP, 2007. SILVA, Sandro José. Tempo e espaço entre os Tupiniquim. Campinas: Diss. Unicamp, 2000.
Carregando...