Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Mitos e Rituais ( PRO15787 )
Unidade:
Colegiado do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
A disciplina compõe uma importante parte estrutural do curso e visa contribuir para a formação de professores indígenas para atuar na docência e na gestão da Educação Escolar Indígena, com habilitação plena de profissionais em cada uma das áreas: (1) Ciências Sociais e Humanidades; (2) Ciências da Natureza e Matemática; (3) Artes, Linguagens e Comunicação. Todas as disciplinas tomam como principais referencias as Resoluções do Conselho Nacional de Educação Nº 1, DE 7 DE JANEIRO DE 2015, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de Educação Superior e de Ensino Médio e dá outras Providências; e, Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.

Ementa
Narrativas míticas, características, formas de transmissão. Articulações entre mitos e ritos, e entre sagrado e profano. As diferentes práticas, expressões e objetos rituais entre os povos ameríndios. Sentidos da conversão religiosa entre povos indígenas. Mitos e ritos entre os Tupinikim e dos Guarani.

Bibliografia
CADOGAN, Leon. Ayvurapyta. Textos míticos de losMbyá-Guarani del Guairá. USP/Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Boletim n. 227, Antropologia n. 5: 5-217, 1959. CLASTRES, Hélène. Terra sem mal: o profetismo tupi-guarani. São Paulo: Brasiliense, 1978. WRIGHT, Robin. 1999. Transformando os deuses. Os múltiplos sentidos da conversão religiosa entre os povos indígenas no Brasil. Campinas, SP: Editora da Unicamp.

Bibliografia Complementar
CAPIBERIBE, Artionka. A língua franca do suprassensível: sobre xamanismo, cristianismo e transformação. Mana (Rio de Janeiro. Online), v. 23, p. 311-340, 2017. DAL POZ, J. Homens, animais e inimigos: simetrias entre mito e rito nos Cinta-Larga. Revista de Antropologia, vol. 36, 1994. NIMUENDAJU, Curt. As lendas da criação e destruição do mundo como fundamentos da religião dos Apapocuva-Guarani. Tradução: Charlotte Emmerich e Eduardo Viveiros de Castro. São Paulo: Hucitec/Edusp, 1987. POMPA, Maria Cristina. Religião como tradução: missionários, Tupi e"Tapuia" no Brasil colonial. 2001. RIBEIRO, Liliane Brum. Limpando ossos e expulsando mortos: estudo comparativo de rituais funerários em culturas indígenas brasileiras através de uma revisão bibliográfica. 2002. Tese. UFSC, 2002.
Carregando...