Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Terra, Estado e povos indígenas ( PRO15786 )
Unidade:
Colegiado do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
A disciplina compõe uma importante parte estrutural do curso e visa contribuir para a formação de professores indígenas para atuar na docência e na gestão da Educação Escolar Indígena, com habilitação plena de profissionais em cada uma das áreas: (1) Ciências Sociais e Humanidades; (2) Ciências da Natureza e Matemática; (3) Artes, Linguagens e Comunicação. Todas as disciplinas tomam como principais referencias as Resoluções do Conselho Nacional de Educação Nº 1, DE 7 DE JANEIRO DE 2015, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de Educação Superior e de Ensino Médio e dá outras Providências; e, Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.

Ementa
As políticas indigenistas nos processos de formação e desenvolvimento do Estado brasileiro. Instituições e representações políticas no Brasil e na América Latina. Diferentes ordenamentos territoriais indígenas em diversos países, numa perspectiva comparativa sobre os avanços e limites dos direitos indígenas em diversos Estado-Nações.

Bibliografia
GALLOIS, Dominique. 2004. “Terras ocupadas? Territórios? Territorialidades?” In: Terras indígenas e unidades de conservação da natureza: o desafio das sobreposições. São Paulo: Instituto Socioambiental, pp:37-41 LIMA DA SILVA, Liana Amin. 2017. Consulta prévia e livre determinação dos povos indígenas e tribais na América Latina: Re-existir para Co-existir. Tese, Programa de Pós- Graduação em Direito da Escola de Direito, PUC/PR OLIVEIRA, João Pacheco. Sociedades indígenas e indigenismo no Brasil. Rio de Janeiro: Marco Zero/UFRJ, 1987.

Bibliografia Complementar
BERNO DE ALMEIDA, Alfredo Wagner. Indigenismo e territorialização: poderes, rotinas e saberes coloniais no Brasil contemporâneo. Contra Capa Livraria, 1998. DA SILVA, Cristhian Teófilo. Indigenismo como ideologia e prática de dominação: Apontamentos teóricos para uma etnografia do indigenismo latino-americano em perspectiva comparada. Latin American Research Review, v. 47, n. 1, p. 16-34, 2012. LIMA, Antônio Carlos de Souza. Um grande cerco de paz: poder tutelar, indianidade e formação do Estado no Brasil. Vozes, 1995. OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. Ação indigenista, eticidade e o diálogo interétnico. Estudos Avançados, v. 14, n. 40, p. 213-230, 2000. VERDUM, Ricardo (org.). Povos Indígenas: Constituições e Reformas Políticas na América Latina. Brasília: Instituto de Estudos Socioeconômicos, 2009.
Carregando...