Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Temas de Etnologia indígena ( PRO15785 )
Unidade:
Colegiado do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
A disciplina compõe uma importante parte estrutural do curso e visa contribuir para a formação de professores indígenas para atuar na docência e na gestão da Educação Escolar Indígena, com habilitação plena de profissionais em cada uma das áreas: (1) Ciências Sociais e Humanidades; (2) Ciências da Natureza e Matemática; (3) Artes, Linguagens e Comunicação. Todas as disciplinas tomam como principais referencias as Resoluções do Conselho Nacional de Educação Nº 1, DE 7 DE JANEIRO DE 2015, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de Educação Superior e de Ensino Médio e dá outras Providências; e, Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.

Ementa
O campo da etnologia indígena e suas perspectivas teórico-metodológicas. Estudos etnográficos específicos e comparados sobre as principais temáticas inerentes a etnologia dos povos ameríndios, destacando as questões mais relevantes na atualidade.

Bibliografia
SCHADEN, E. (org.). Leituras de Etnologia Brasileira. São Paulo: Companhia Ed. Nacional, 1976. VIDAL, Lux Boelitz. As Pesquisas mais freqüentes em Etnologia e História Indígena na Amazônia: uma abordagem Musical. Revista de Antropologia (1991): 183-196. VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Etnologia brasileira. O que ler na ciência social brasileira (1970-1995). Antropologia, v. 1, p. 109-223, 1999.

Bibliografia Complementar
ALBERT, Bruce & RAMOS, Alcida (orgs.), Pacificando o Branco: cosmologias do contato no Norte Amazônico, São Paulo: Ed. UNESP, 2002. OVERING, Joanna. Estruturas elementares de reciprocidade: notas comparativas sobre a Guiana, o Noroeste Amazônico e o Brasil Central. In: Cadernos de Campo n. 10, 2002. WRIGHT, Robin (org.). Transformando os Deuses: os múltiplos sentidos da conversão dos povos indígenas no Brasil. Campinas: Editora da Unicamp, 1999, p. 255-284. TAYLOR, A.-C. O americanismo tropical: uma fronteira fóssil da etnologia?.Ms, [1984]. Tradução de Beatriz Perrone-Moisés. VIVEIROS de Castro, Eduardo. “Imagens da natureza e da sociedade”. In: VIVEIROS de Castro Eduardo. A Inconstância da Alma Selvagem. Ed. Cosac &Naif, 2002.
Carregando...