Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Diversidade cultural e etnicidade ( PRO15784 )
Unidade:
Colegiado do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
A disciplina compõe uma importante parte estrutural do curso e visa contribuir para a formação de professores indígenas para atuar na docência e na gestão da Educação Escolar Indígena, com habilitação plena de profissionais em cada uma das áreas: (1) Ciências Sociais e Humanidades; (2) Ciências da Natureza e Matemática; (3) Artes, Linguagens e Comunicação. Todas as disciplinas tomam como principais referencias as Resoluções do Conselho Nacional de Educação Nº 1, DE 7 DE JANEIRO DE 2015, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de Educação Superior e de Ensino Médio e dá outras Providências; e, Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.

Ementa
Os múltiplos processos identitários e a etnicidade. Relações e conflitos interétnicos. Etnocentrismo e racismos. Problematizando noções de raça, cultura e identidade. Políticas mono, multi e intercultural e avanços jurídicos (Lei 10.639/2003 e outras).

Bibliografia
BARTH, F. “Os Grupos étnicos e suas fronteiras”. In: O Guru, o Iniciador e Outras variações antropológicas. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria, p-25-67, 2000. CUNHA, Manuela Carneiro da. O futuro da questão indígena. Estudos avançados, v. 8, n. 20, p. 121-136, 1994. DE OLIVEIRA, Roberto Cardoso. Identidade étnica, identificação e manipulação. Sociedade e cultura, v. 6, n. 2, 2007.

Bibliografia Complementar
BANIWA, Gersem Luciano. Diversidade Cultural, Educação e a questão indígena. Diversidade Cultural, da proteção à promoção. Belo Horizonte. Ed. Autentica, 2008. BARRETTO, Henyo Trindade Filho. Sociedades indígenas: a diversidade cultural contemporânea no Brasil. Brasília: FUNAI, 1996. LIMA Antonio Carlos de Souza. Diversidade cultural e política indigenista no Brasil. Tellus, n° 3, Campo Grande, (2002). OLIVEIRA, João Pacheco de. Uma Etnologia dos "Índios Misturados‟? Situação colonial, territorialização e fluxos culturais. Mana, 4:1, 1998, pp. 47-77. VIVEIROS de Castro, Eduardo. “No Brasil todo mundo é índio, exceto quem não é”. In: Eduardo Viveiros de Castro: Entrevistas. Rio de Janeiro: Azougue, 2008.
Carregando...