Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Projetos de pesquisa e prática pedagógica III (PPPP III) ( PRO15761 )
Unidade:
Colegiado do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
3
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
A disciplina compõe uma importante parte estrutural do curso e visa contribuir para a formação de professores indígenas para atuar na docência e na gestão da Educação Escolar Indígena, com habilitação plena de profissionais em cada uma das áreas: (1) Ciências Sociais e Humanidades; (2) Ciências da Natureza e Matemática; (3) Artes, Linguagens e Comunicação. Todas as disciplinas tomam como principais referencias as Resoluções do Conselho Nacional de Educação Nº 1, DE 7 DE JANEIRO DE 2015, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de Educação Superior e de Ensino Médio e dá outras Providências; e, Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.

Ementa
Análise e reflexão crítica dos espaços educativos e institucionais do Ensino Médiodas escolas indígenas a partir da pesquisa. Intervenção pedagógica na aprendizagem o no desenvolvimento cultural de alunos e professores no ensino médio. Relação Ensino médio e o contexto da educação indígena no Brasil.

Bibliografia
ALTET, M. Análise das práticas dos professores e das situações pedagógicas. Porto: Porto, 2000. BANNELL R. I. Habermas e a educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2006. CHARLOT, B. Relação com o saber, formação dos professores e globalização: questões para a educação hoje. Porto Alegre: Artmed, 2005.

Bibliografia Complementar
BRZEZINSKI, I. Profissão professor: identidade e profissionalização docente. Brasília: Plano Editora, 2002. CONTRERAS, José. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002. COSTA, Marisa Vorraber. Caminhos investigativos II: outros modos de fazer pesquisa em educação. Marisa Vorraber (org.). Rio de Janeiro: DP&A, 2002. ENGUITA, Mariano F. Trabalho, escola e ideologia: Marx e a crítica da educação. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1993. GUIMARÃES, V. S. Formação de professores: saberes, identidade e profissão. Campinas, São Paulo: Papirus, 2006.
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