Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Projetos de pesquisa e prática pedagógica II (PPPP II) ( PRO15756 )
Unidade:
Colegiado do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
A disciplina compõe uma importante parte estrutural do curso e visa contribuir para a formação de professores indígenas para atuar na docência e na gestão da Educação Escolar Indígena, com habilitação plena de profissionais em cada uma das áreas: (1) Ciências Sociais e Humanidades; (2) Ciências da Natureza e Matemática; (3) Artes, Linguagens e Comunicação. Todas as disciplinas tomam como principais referencias as Resoluções do Conselho Nacional de Educação Nº 1, DE 7 DE JANEIRO DE 2015, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de Educação Superior e de Ensino Médio e dá outras Providências; e, Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.

Ementa
Análise e reflexão crítica dos espaços educativos/institucionais do Ensino fundamental das escolas indígenas a partir da pesquisa colaborativa. Prática pedagógica relacionada dialeticamente com a teoria. Intervenção pedagógica na aprendizagem o no desenvolvimento cultural de alunos e professores das escolas indígenas.

Bibliografia
COSTA, Marisa Vorraber. Caminhos investigativos II: outros modos de fazer pesquisa em educação. Marisa Vorraber (org.). Rio de Janeiro: DP&A, 2002. FERREIRA, N. S. C.; AGUIAR, M. A. S. Gestão da educação: impasses, perspectivas e compromissos. São Paulo: Cortez, 2001. PARO, Vitor Henrique. Escritos sobre educação. São Paulo: Xamã, 2001.

Bibliografia Complementar
DUARTE, M. R. T (Org). Política e trabalho na escola: administração dos sistemas públicos de educação básica. Belo Horizonte: Autêntica, 2001 MELLO, G.N. “Autonomia e a escola: possibilidades, limites e condições”. In: Estado e educação. Campinas-São Paulo: Papirus, ANDES/ANPED, 1992. OLIVEIRA, Dalila Andrade. “Mudanças na organização e na gestão do trabalho na escola”.In: Política e gestão. PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Atica S.A., 1997. PAOLIELO, Maria do Carmo. “As recentes políticas educacionais e a democratização da gestão escolar”. In: Cadernos de política e administração da educação. Vitória, Ano 1, n.2 jul./dez. 1999. SOUZA, H.; CALEFFE, L. G. Metodologia de pesquisa para o professor pesquisador. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.
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