Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Projetos de pesquisa e prática pedagógica I (PPPP I) ( PRO15750 )
Unidade:
Colegiado do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
1
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
A disciplina compõe uma importante parte estrutural do curso e visa contribuir para a formação de professores indígenas para atuar na docência e na gestão da Educação Escolar Indígena, com habilitação plena de profissionais em cada uma das áreas: (1) Ciências Sociais e Humanidades; (2) Ciências da Natureza e Matemática; (3) Artes, Linguagens e Comunicação. Todas as disciplinas tomam como principais referencias as Resoluções do Conselho Nacional de Educação Nº 1, DE 7 DE JANEIRO DE 2015, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de Educação Superior e de Ensino Médio e dá outras Providências; e, Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.

Ementa
Análise e reflexão crítica da realidade da escola indígena. Ação educativa com a pesquisa e intervenção pedagógica frente as leituras e ações possíveis no contexto educacional na educação infantil das escolas indígenas. Delineamento de projetos de intervenção e ações.

Bibliografia
ALARCAO, I. Escola reflexiva e supervisão: uma escola em desenvolvimento e aprendizagem. Porto: Porto, 2001. GADOTTI, M. e ROMÃO, J.E. (org.). Autonomia da escola: princípios e propostas. São Paulo: Cortez, 1997. LIBÂNEO, J.C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5 ed. Goiania: Alternativa, 2004.

Bibliografia Complementar
ANDRÉ, M. Pesquisa em Educação: buscando rigor e qualidade. Caderno de Pesquisa, n. 133, p.1-64, jul. 2010. OLIVEIRA, D.A. e DUARTE, M. R. T (Org). Política e trabalho na escola: administração dos sistemas públicos de educação básica. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. PIMENTA. Selma Garrido. “Pesquisa-ação crítico-colaborativa: construindo seu significado a partir da experiência com a formação docente”. In: Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 31, n. 3, set/dez 2005, p. 521-539. SILVA, Sandro José. Tempo e espaço entre os Tupiniquim. 2000. 258 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000. VIEIRA, S.L. (org.). Gestão da escola: desafios a enfrentar. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
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