Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Estágio supervisionado IV ( PRO15781 )
Unidade:
Colegiado do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
8
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
105
Número de Créditos:
5

Objetivos
A disciplina compõe uma importante parte estrutural do curso e visa contribuir para a formação de professores indígenas para atuar na docência e na gestão da Educação Escolar Indígena, com habilitação plena de profissionais em cada uma das áreas: (1) Ciências Sociais e Humanidades; (2) Ciências da Natureza e Matemática; (3) Artes, Linguagens e Comunicação. Todas as disciplinas tomam como principais referencias as Resoluções do Conselho Nacional de Educação Nº 1, DE 7 DE JANEIRO DE 2015, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de Educação Superior e de Ensino Médio e dá outras Providências; e, Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.

Ementa
Ensino médio. Planejamento e intervenção na realidade educacional da educação do Ensino Médio, com enfoque na habilitação específica desenvolvida no contexto do currículo da educação escolar indígena.

Bibliografia
GUARNIERI, M. R.; GIOVANNI, L. M.; AIELLO, A. L. Identificando mudanças na atuação docente a partir da prática de elaboração de registros pelos professores. 24ª Reunião Anual da ANPED: Intelectuais, conhecimento e espaço público. Caxambu, MG, 2001. FREIRE, Paulo e SHOR, Ira. Medo e Ousadia - O cotidiano do professor. 2a . ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986. (Coleção Educação e Comunicação - v. 18). ZEICHNER, K. A formação reflexiva de professores: Idéias e práticas. Lisboa, Portugal, Educa, 1993. 

Bibliografia Complementar
LUCK, Heloisa. et al. Escola participativa: o trabalho do gestor escolar. Petrópolis: Vozes, 2005. MATTOS, Lúcia Alves Faria. Gestão colegiada de escola. Belo Horizonte: UFMG, 1995. TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002. ZABALZA, M. A .Diários de aula. Porto: Porto Editora, 1994. WERLE, Flávio O. C. (org). Conselhos escolares: implicações na gestão da educação básica. Rio de Janeiro:DP&A, 2003. 
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