Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Estágio supervisionado III ( PRO15780 )
Unidade:
Colegiado do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
105
Número de Créditos:
5

Objetivos
A disciplina compõe uma importante parte estrutural do curso e visa contribuir para a formação de professores indígenas para atuar na docência e na gestão da Educação Escolar Indígena, com habilitação plena de profissionais em cada uma das áreas: (1) Ciências Sociais e Humanidades; (2) Ciências da Natureza e Matemática; (3) Artes, Linguagens e Comunicação. Todas as disciplinas tomam como principais referencias as Resoluções do Conselho Nacional de Educação Nº 1, DE 7 DE JANEIRO DE 2015, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de Educação Superior e de Ensino Médio e dá outras Providências; e, Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.

Ementa
Ensino médio. Análise e reflexão crítica da realidade do ensino médio. Construção de novos conhecimentos com base nos resultados obtidos na pesquisa. Prática pedagógica relacionada dialeticamente com a teoria-processos de intervenção pedagógica com enfoque na habilitação específica desenvolvida no contexto do currículo da educação escolar indígena. 

Bibliografia
FAUNDEZ, Antônio e FREIRE, Paulo. Por uma pedagogia da pergunta. 3ª ed., Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1988. FREIRE, Paulo e SHOR, Ira. Medo e Ousadia - O cotidiano do professor. 2a. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986. (Coleção Educação e Comunicação - v. 18). UBERMAN, A M. Como se realizam as mudanças em educação: subsídios para o estudo do problema da inovação. São Paulo: Editoria Cultrix, 1989. 

Bibliografia Complementar
CURTO, Luís Maruny MORILLO, Maribel Ministral e TEIXIDÓ, Manuel Miralles. Escrever e ler: materiais e recursos para a sala de aula. Vol 2. Porto Alegre: Artmed, 2000. LERNER, Délia. Ler e escrever na escolar: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002. ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.  ZEICHNER, K. A formação reflexiva de professores: Idéias e práticas . Lisboa, Portugal, Educa, 1993. ZEICHNER, K. “Novos caminhos para o practicum: uma perspectiva para os anos 90”. InNÓVOA, A. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995.  
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