Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Estágio supervisionado II ( PRO15779 )
Unidade:
Colegiado do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
105
Número de Créditos:
5

Objetivos
A disciplina compõe uma importante parte estrutural do curso e visa contribuir para a formação de professores indígenas para atuar na docência e na gestão da Educação Escolar Indígena, com habilitação plena de profissionais em cada uma das áreas: (1) Ciências Sociais e Humanidades; (2) Ciências da Natureza e Matemática; (3) Artes, Linguagens e Comunicação. Todas as disciplinas tomam como principais referencias as Resoluções do Conselho Nacional de Educação Nº 1, DE 7 DE JANEIRO DE 2015, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de Educação Superior e de Ensino Médio e dá outras Providências; e, Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.

Ementa
Ensino fundamental: do sexto ao nono ano. Análise e reflexão crítica da realidade dos centros educacionais de ensino fundamental. Construção de novos conhecimentos com base nos resultados obtidos na pesquisa. Prática pedagógica relacionada dialeticamente com a teoria-processos de intervenção pedagógica no contexto da educação escolar indígena. Observação, planejamento e intervenção na realidade educacional das séries finais do ensino fundamental, com enfoque na habilitação específica.

Bibliografia
GUARNIERI, M. R.; GIOVANNI, L. M.; AIELLO, A. L. Identificando mudanças na atuação docente a partir da prática de elaboração de registros pelos professores. 24ª Reunião Anual da ANPED: Intelectuais, conhecimento e espaço público. Caxambu, MG, 2001. NÓVOA,Antonio (org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992. SANTOS, Helena Maria. O Estágio Curricular na formação de professores: diversos olhares. 28ª Reunião Anual da ANPED, Caxambu, MG, 2005. 

Bibliografia Complementar
PIMENTA, Selma G. LIMA, Maria do Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo Cortez, 2004. _______et al. (orgs). Professor Reflexivo no Brasil: Gênese e crítica de um conceito. São 74 Paulo Cortez, 2006. SANTOS, Helena Maria. O Estágio Curricular na formação de professores: diversos olhares. 28ª Reunião Anual da ANPED, Caxambu, MG, 2005. TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002. ZABALZA, M. A. Diários de aula. Porto: Porto Editora, 1994. ZEICHNER, K. A formação reflexiva de professores: Idéias e práticas. Lisboa, Portugal, Educa, 1993. 
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