Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Estágio supervisionado I ( PRO15778 )
Unidade:
Colegiado do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
5
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
105
Número de Créditos:
5

Objetivos
A disciplina compõe uma importante parte estrutural do curso e visa contribuir para a formação de professores indígenas para atuar na docência e na gestão da Educação Escolar Indígena, com habilitação plena de profissionais em cada uma das áreas: (1) Ciências Sociais e Humanidades; (2) Ciências da Natureza e Matemática; (3) Artes, Linguagens e Comunicação. Todas as disciplinas tomam como principais referencias as Resoluções do Conselho Nacional de Educação Nº 1, DE 7 DE JANEIRO DE 2015, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de Educação Superior e de Ensino Médio e dá outras Providências; e, Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.

Ementa
Educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental. Análise e reflexão crítica da realidade dos centros educacionais de ensino fundamental. Construção de novos conhecimentos com base nos resultados obtidos na pesquisa. Prática pedagógica relacionada dialeticamente com a teoria-processos de intervenção pedagógica no contexto da educação escolar indígena. Observação, planejamento e intervenção na realidade educacional da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, com enfoque na habilitação específica. 

Bibliografia
CODO, Wanderley (coord). Educação: carinho e trabalho. Petrópolis,RJ: Vozes, CNTE, UNB, 1999. FERREIRA, Naura (org). Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. 4.ed. São Paulo:Cortez, 2003. FERREIRA, Eliza Bartolozzi, OLIVEIRA, Dlila A.(org) Crise da escola e políticas 73 educacionais.B.H: Autêntica Ed, 2009. 

Bibliografia Complementar
HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998. NÓVOA, Antônio (org). Profissão Professor.Porto Editora:Portugal.1995. OLIVEIRA, Dalila Andrade, ROSAR, Mª de Fátima Felix (orgs.). Política e gestão da educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. p. 17-38.  RODRIGUES, Paulo da S., Drago, Rogério. Projeto Político-pedagógico. Vitória:Aquarius, 2008. VIEIRA, Sofia Lerche. Educação Básica: política e gestão da escola. Brasil: Líber Livro, 2009.
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