Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Trabalho de Conclusão de Curso II (TCC II) ( PRO15783 )
Unidade:
Colegiado do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
10
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
2

Objetivos
A disciplina compõe uma importante parte estrutural do curso e visa contribuir para a formação de professores indígenas para atuar na docência e na gestão da Educação Escolar Indígena, com habilitação plena de profissionais em cada uma das áreas: (1) Ciências Sociais e Humanidades; (2) Ciências da Natureza e Matemática; (3) Artes, Linguagens e Comunicação. Todas as disciplinas tomam como principais referencias as Resoluções do Conselho Nacional de Educação Nº 1, DE 7 DE JANEIRO DE 2015, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de Educação Superior e de Ensino Médio e dá outras Providências; e, Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.

Ementa
Discutir metodologia de pesquisa e método para investigar o problema de pesquisa. Proporciona a conclusão do objeto desenvolvido. Apresentação do projeto de pesquisa e ou do produto em seminário.

Bibliografia
FLICK, Uwe. Uma introdução à pesquisa qualitativa. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2004. GAMBOA, Silvio Sanchez (org.). Pesquisa educacional: quantidade - qualidade. São Paulo: Cortez, 1995. GATTI, Bernadete. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Editora Plano, 2002. 86p. ______________. Grupo focal nas ciências sociais e humanas. São Paulo: Líber Livros, 2005.

Bibliografia Complementar
ANGROSINO, Michel. Etnografia e observação participante. Porto Alegre: Bookman; Artmed, 2009. BARBIER, René. A pesquisa-ação. Brasilia: Editora Plano, 2002. GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1989. MÜLLER, M. S. Normas e padrões para teses, dissertações e monografias. Londrina: Editora UEL, 2002, 4ª ed. SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 1993. 19.ed.
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