Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC I) ( PRO15782 )
Unidade:
Colegiado do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
9
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
2

Objetivos
A disciplina compõe uma importante parte estrutural do curso e visa contribuir para a formação de professores indígenas para atuar na docência e na gestão da Educação Escolar Indígena, com habilitação plena de profissionais em cada uma das áreas: (1) Ciências Sociais e Humanidades; (2) Ciências da Natureza e Matemática; (3) Artes, Linguagens e Comunicação. Todas as disciplinas tomam como principais referencias as Resoluções do Conselho Nacional de Educação Nº 1, DE 7 DE JANEIRO DE 2015, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de Educação Superior e de Ensino Médio e dá outras Providências; e, Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.

Ementa
Delineamento do problema de pesquisa em educação indígena e seus objetivos. Propõe a elaboração de revisão de literatura, contextualização do objeto de pesquisa. Início do desenvolvimento do produto a ser apresentado para a comunidade acadêmica e escola.

Bibliografia
ANDRÉ, Marli. Etnográfias da prática escolar. Campinas: Papirus, 19995. ANGROSINO, Michel. Etnografia e observação participante.Porto Alegre: Bookman; Artmed, 2009. BARBIER, René. A pesquisa-ação. Brasilia: Editora Plano, 2002 

Bibliografia Complementar
BAURER, MARTIN, Gaskell, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petropolis: Vozes, 2004. BOGDAN, Robert; BILKEN, Sari, Investigação qualitativa em educação: introdução à teoria e a métodos. Porto: Porto editora, 1994.  LAKATOS, E. M. & MARCONI, M. de A. Metodologia científica. São Paulo: Atlas, 1992. LIBANEO, J.B. Introdução à vida intelectual. São Paulo: Edições Loyola, 2001, 2ª ed. MARTINS, G.A. Manual para elaboração de Monografias e Dissertações. São Paulo: Editora Atlas, 2000. 
Carregando...