Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Educação inclusiva ( PRO15775 )
Unidade:
Colegiado do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
2

Objetivos
A disciplina compõe uma importante parte estrutural do curso e visa contribuir para a formação de professores indígenas para atuar na docência e na gestão da Educação Escolar Indígena, com habilitação plena de profissionais em cada uma das áreas: (1) Ciências Sociais e Humanidades; (2) Ciências da Natureza e Matemática; (3) Artes, Linguagens e Comunicação. Todas as disciplinas tomam como principais referencias as Resoluções do Conselho Nacional de Educação Nº 1, DE 7 DE JANEIRO DE 2015, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de Educação Superior e de Ensino Médio e dá outras Providências; e, Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.

Ementa
Diferentes abordagens da educação especial e suas perspectivas histórico-culturais e psicossociais. Legislação e políticas públicas em educação especial no Brasil e no Espírito Santo. Os sujeitos da educação especial. O cotidiano educacional, o contexto escolar, a diversidade e a escola inclusiva.

Bibliografia
ABRAMOWICZ, A.; BRABOSA, L. M. A.; SILVEIRO, V. R. (Org.). Educação como prática da diferença. Campinas: Armazém do Ipê, 2006. p.105-123. BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.MEC/SEESP, 2007-2008.  BRASIL.Atendimento Educacional Especializado. Resolução Nº.4 Brasília,MEC/SEESP/CNE/CEB, 2009

Bibliografia Complementar
CAMPOS, Alexandre Cândido de Oliveira. Pluralidade cultural e inclusão na formação de professoras e professores: gênero, sexualidade, raça, educação especial, educação indígena, educação de jovens e adultos. Cadernos de Pesquisa, v. 34, n. 123, p. 730-734, 2004. JESUS, Denise Meyrelles de. Políticas de inclusão escolar no Espírito Santo: tecendo caminhos teórico-metodológicos. In: BAPTISTA, Cláudio Roberto; JESUS, Denise Meyrelles (Orgs.). Avanços em políticas de inclusão: o contexto da educação especial no Brasil e em outros países. Porto Alegre: Mediação, 2009.  LOBO. Lília Ferreira. Os infames da História: pobres, escravos e deficientes no Brasil. Rio de Janeiro, Lamparina, 2008. SCHILING, Flávia. Direitos humanos e educação: outras palavras, outras práticas. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 2011.  VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007. 
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