Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Arqueologia ( PRO15774 )
Unidade:
Colegiado do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
2

Objetivos
A disciplina compõe uma importante parte estrutural do curso e visa contribuir para a formação de professores indígenas para atuar na docência e na gestão da Educação Escolar Indígena, com habilitação plena de profissionais em cada uma das áreas: (1) Ciências Sociais e Humanidades; (2) Ciências da Natureza e Matemática; (3) Artes, Linguagens e Comunicação. Todas as disciplinas tomam como principais referencias as Resoluções do Conselho Nacional de Educação Nº 1, DE 7 DE JANEIRO DE 2015, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de Educação Superior e de Ensino Médio e dá outras Providências; e, Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.

Ementa
Sítios, vestígios, tecnologias, relações sociais e cultura material dos povos ameríndios no período pré-colonial. Datação de fósseis e de utensílios de povos antigos. A legislação e o Patrimônio arqueológico no Brasil e no Espírito Santo. 

Bibliografia
CORRÊA, Ângelo Alves. Longuedurée: história indígena e arqueologia. Ciência e Cultura 65.2 (2013): 26-29. FUNARI, Pedro Paulo Abreu. Teoria e métodos na Arqueologia contemporânea: o contexto da Arqueologia Histórica. In: FUNARI, PPP, DOMINGUEZ, L., FERREIRA LM. Patrimônio e cultura material. Campinas: Unicamp/IFCH, p. 15-22, 2006. PROUS, André. Arqueologia brasileira. Editora Universidade de Brasília, 1991. 

Bibliografia Complementar
DE OLIVEIRA, Jorge Eremites. Da pré-história à história indígena: (re) pensando a arqueologia e os povos canoeiros do Pantanal. Revista de Arqueologia, v. 16, n. 1, 2006. KLAMT, Sergio Celio. Uma contribuição para o sistema de assentamento de um grupo horticultor da tradição cerâmica Tupiguarani. EDUNISC, 2005. GASPAR, Madu. Sambaqui: arqueologia do litoral Brasileiro. Zahar, 2000. NOELLI, Francisco Silva. Sem Tekoha não há teko: em busca de um modelo etnoarqueológico da aldeia e da subsistência Guarani e sua aplicação a uma área de domínio no Delta do Rio Jacuí-RS. Tese. PUC-RS,1993. SOARES, André Luis R. Guarani: organização social e arqueologia. Vol. 4. Edipucrs, 1997  
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