Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Movimentos sociais e educação de jovens e adultos ( PRO15773 )
Unidade:
Colegiado do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
2

Objetivos
A disciplina compõe uma importante parte estrutural do curso e visa contribuir para a formação de professores indígenas para atuar na docência e na gestão da Educação Escolar Indígena, com habilitação plena de profissionais em cada uma das áreas: (1) Ciências Sociais e Humanidades; (2) Ciências da Natureza e Matemática; (3) Artes, Linguagens e Comunicação. Todas as disciplinas tomam como principais referencias as Resoluções do Conselho Nacional de Educação Nº 1, DE 7 DE JANEIRO DE 2015, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de Educação Superior e de Ensino Médio e dá outras Providências; e, Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.

Ementa
 O papel dos movimentos sociais na configuração do campo da EJA: trajetória e memória. Tensões e desafios na formulação, implementação e consolidação das políticas de EJA nos planos global e local. A educação como direito humano universal, direitos humanos e movimentos sociais no Brasil. Os sentidos da EJA como direito e como educação ao longo da vida: aspectos legais e dilemas.

Bibliografia
BARTOLOMÉ, Miguel Alberto. As etnogêneses: velhos atores e novos papéis no cenário cultural e político. Mana, v. 12, n. 1, p. 39-68, 2006. BRASIL. Orientações e Ações para a educação das Relações Étnico-Raciais. Brasília: SECAD, 2004. GOHN, Maria da Glória Marcondes. Movimentos sociais e educação. Cortez Editora, 1992. 

Bibliografia Complementar
GOHN, Maria da Glória Marcondes. Movimentos sociais na contemporaneidade . In: Revista Brasileira de Educação ,v. 16 n. 47. Rio de Janeiro: ANPEd, 2011, p. 333-361.  FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 37. ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003. LOURO, Guacira Lopes (Org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2016. SILVA, Aracy Lopes da (org). A questão indígena na sala de aula: subsídios para professores de 1º e 2º graus. 1ª ed., São Paulo: Brasiliense, 1987.  SOUZA, T. DO E. S. DE; GONÇAVES, M. DE C. P. B; JUNIOR, A.S.C. O processo histórico de consolidação da Educação de Jovens e Adultos : as políticas públicas voltadas para EJA e a luta dos movimentos sociais para a efetivação do direito a educação. Cadernos ANPAE. Recife-Pernambuco, no 17, 2013. 
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