Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Currículo Intercultural I ( PRO15769 )
Unidade:
Colegiado do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
5
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
2

Objetivos
A disciplina compõe uma importante parte estrutural do curso e visa contribuir para a formação de professores indígenas para atuar na docência e na gestão da Educação Escolar Indígena, com habilitação plena de profissionais em cada uma das áreas: (1) Ciências Sociais e Humanidades; (2) Ciências da Natureza e Matemática; (3) Artes, Linguagens e Comunicação. Todas as disciplinas tomam como principais referencias as Resoluções do Conselho Nacional de Educação Nº 1, DE 7 DE JANEIRO DE 2015, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de Educação Superior e de Ensino Médio e dá outras Providências; e, Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.

Ementa
Teorias do currículo: tradicionais, críticas e pós-críticas. A elaboração do Currículo Intercultural no ensino fundamental indígena. Análise de propostas curriculares de escolas indígenas.

Bibliografia
ATHIAS, R. M.; LATERMAN, Ilana. Temas e problemas na construção de currículo Intercultural na educação escolar indígena no Rio Negro/AM. IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares. Florianópolis, 2008. BRASIL.Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais. Brasília:Ministério da Educação/Secretaria de Educação Fundamental, 1998. ______. Referenciais para formação de professores. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Fundamental, 1999.

Bibliografia Complementar
NEVES, Josélia Gomes. Exercícios de interculturalidade: leitura e escrita na terra indígena. Anais do 17⁰ Congresso de Leitura do Brasil. 2009. DE PAULA, Eunice Dias. A interculturalidade no cotidiano de uma escola indígena. Cadernos Cedes ano XIX 19.49 (1999): 88. GOMES, Nilma Lino; SILVA, Petronilha B. Gonçalves (Orgs.). Experiências étnicoculturais para a formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. MONTE, NiettaLindenberg. Os outros, quem somos? Formação de professores indígenas e identidades interculturais. Cadernos de pesquisa 111 (2000): 7-29. XAVIER FILHA, Constantina (org). Educação para a sexualidade, para a equidade de gênero e para a diversidade sexual. Campo Grande: UFMS, 2009, p. 111-142 
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