Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Metodologia do ensino de geografia ( PRO15768 )
Unidade:
Colegiado do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
5
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
1

Objetivos
A disciplina compõe uma importante parte estrutural do curso e visa contribuir para a formação de professores indígenas para atuar na docência e na gestão da Educação Escolar Indígena, com habilitação plena de profissionais em cada uma das áreas: (1) Ciências Sociais e Humanidades; (2) Ciências da Natureza e Matemática; (3) Artes, Linguagens e Comunicação. Todas as disciplinas tomam como principais referencias as Resoluções do Conselho Nacional de Educação Nº 1, DE 7 DE JANEIRO DE 2015, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de Educação Superior e de Ensino Médio e dá outras Providências; e, Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.

Ementa
O espaço como categoria cultural. Povos indígenas, organização espacial e percepção ambiental na vida cotidiana e em diferentes contextos históricos. Estudo crítico do ensino da geografia e suas vertentes. Relação da geografia com outras áreas de conhecimento. O ensino pesquisa da geografia e o material didático produzido em escolas indígenas.

Bibliografia
CARLOS, Ana Fani Alessandri. A Geografia na sala de aula. Editora Contexto,1999. RESENDE, Márcia Spyer. Um mapa do que pode ser a geografia nas escolas indígenas. Em Aberto, Brasília, ano 14, n.63, jul./set. 1994. TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. Difel, 1983. 

Bibliografia Complementar
DA SILVA, Luísa Ucha, FERREIRA Conceição Coelho. O cidadão geograficamente competente: competências da geografia no Ensino Básico. Inforgeo, 15, Lisboa, Edições Colibri, 2000, pp. 91-102. DE ALMEIDA, Regina Araujo. Ensino de Cartografia para Populações Minoritárias. Boletim Paulista de geografia (2008): 111. DRUMMOND, José Augusto. A história ambiental: temas, fontes e linhas de pesquisa. Revista 60 Estudos Históricos 4.8 (1991): 177-197. TEIXEIRA, Fabiano Felix; TUBINO, Vinicius MC; SUZUKI, Júlio César. Geografia e literatura: uma alternativa para o ensino da questão indígena nas salas de aula. Encontro de grupos de pesquisa, UFSM, v. 5, 2009. VALE JR, José Frutuoso do; SCHAEFER, Carlos Ernesto GR; COSTA, José Augusto Vieira da. Etnopedologia e transferência de conhecimento: diálogos entre os saberes indígena e técnico na Terra Indígena Malacacheta, Roraima. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 31, n. 2, p. 403-412, 2007.
Carregando...