Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Didática ( PRO15765 )
Unidade:
Colegiado do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
1

Objetivos
A disciplina compõe uma importante parte estrutural do curso e visa contribuir para a formação de professores indígenas para atuar na docência e na gestão da Educação Escolar Indígena, com habilitação plena de profissionais em cada uma das áreas: (1) Ciências Sociais e Humanidades; (2) Ciências da Natureza e Matemática; (3) Artes, Linguagens e Comunicação. Todas as disciplinas tomam como principais referencias as Resoluções do Conselho Nacional de Educação Nº 1, DE 7 DE JANEIRO DE 2015, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de Educação Superior e de Ensino Médio e dá outras Providências; e, Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.

Ementa
As diversas abordagens dos processos de ensino-aprendizagem e suas perspectivas na educação infantil e no ensino fundamental e médio: propostas de planejamento, metodologia e avaliação. Concepções indígenas sobre gerações, suas relações e processos de ensino e aprendizagem.

Bibliografia
ANTUNES, Celso. A avaliação da aprendizagem escolar. Petrópolis: Vozes, 2002. DEMO, Pedro. Universidade, aprendizagem e avaliação. Horizontes reconstrutivos. Porto Alegre: Mediação Editora, 2004. VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Avaliação da aprendizagem: práticas de mudança. Por 58 uma práxis transformadora. São Paulo: Libertad, 2003. 

Bibliografia Complementar
BARROS, João Luiz da Costa. Brincadeiras e relações interculturais na escola indígena: um estudo de caso na etnia Sateré-mawé. (Tese de doutorado). Piracicaba, São Paulo. 2012. Disponível em: . Acesso em: 09 jul. 2018. CORDEIRO, Jaime. Didática. 2. Ed. Paulo: Editora Contexto, 2010. DE ALENCAR, Maria Gisele. As leis 10.639/2003 e 11.645/2008 na prática educacional do ensino básico brasileiro. CIET:EnPED, [S.l.], jun. 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/826>.  FARIAS, Isabel Maria S. de; SALES, Josete de O. C. B.; BRAGA, Maria M. S. de C.FRANÇA, Maria do S.L.M. Didática e docência: aprendendo a profissão. Brasília:Líber Livro, 2009. LUCKESI, C. C. Avaliação da Aprendizagem Escolar. 9. ed. São Paulo: Cortez, 1999.  
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