Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Metodologia do ensino de ciências da natureza ( PRO15764 )
Unidade:
Colegiado do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
2

Objetivos
A disciplina compõe uma importante parte estrutural do curso e visa contribuir para a formação de professores indígenas para atuar na docência e na gestão da Educação Escolar Indígena, com habilitação plena de profissionais em cada uma das áreas: (1) Ciências Sociais e Humanidades; (2) Ciências da Natureza e Matemática; (3) Artes, Linguagens e Comunicação. Todas as disciplinas tomam como principais referencias as Resoluções do Conselho Nacional de Educação Nº 1, DE 7 DE JANEIRO DE 2015, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de Educação Superior e de Ensino Médio e dá outras Providências; e, Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.

Ementa
 Exploração de espaços escolares e não escolares no ensino de ciências da natureza. Escolha de temas integradores do currículo de ciências naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O desenvolvimento dos conceitos científicos na criança. As ciências da natureza e os saberes dos povos indígenas. Teorias didáticas sobre o ensino de ciências. Estratégias metodológicas.

Bibliografia
CAMPOS, M. Sociedades e Natureza: Da etnociência à etnografia de saberes e técnicas. http://www.sulear.com.br/texto04. (1995). LÉVI-STRAUSS, Claude. A ciência do concreto. O pensamento selvagem (1976): 19-55. MORIN, Edgar, TERENA Marcos. Saberes globais e saberes locais: o olhar transdisciplinar. Editora Garamond, 2000. 

Bibliografia Complementar
ARGÜELLO, Carlos A. Etnoconhecimento na Escola Indígena. Cadernos de Educação Escolar Indígena–3º Grau Indígena. Barra do Bugres. UNEMAT 1.1 (2002). COMPIANI, Maurício. O lugar e as escalas e suas dimensões horizontal e vertical nos trabalhos práticos: implicações para o ensino de ciências e educação ambiental. Ciência &educação 13.1 (2007): 29-45.   DE MELLO, Flávia Cristina, SOARES Jules Batista, KERBER Leandro de Oliveira Astronomia e educação intercultural: experiências no ensino de astronomia e ciências em escolas indígenas. Simpósio Nacional de Educação em Astronomia – Rio de Janeiro – 2011.  DE SOUZA, Selma Maria Ferreira. Saberes docentes, saberes indígenas: um estudo de caso sobre o ensino de ciências entre o povo Xukuru do Ororubá. Diss. UFRPE, 2008. FAULHABER, Priscila. As estrelas eram terrenas: antropologia do clima, da iconografia e das constelações Ticuna. Revista de Antropologia, v. 47, n. 2, p. 379-426, 2004. 
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