Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Metodologia do ensino de história ( PRO15763 )
Unidade:
Colegiado do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
2

Objetivos
A disciplina compõe uma importante parte estrutural do curso e visa contribuir para a formação de professores indígenas para atuar na docência e na gestão da Educação Escolar Indígena, com habilitação plena de profissionais em cada uma das áreas: (1) Ciências Sociais e Humanidades; (2) Ciências da Natureza e Matemática; (3) Artes, Linguagens e Comunicação. Todas as disciplinas tomam como principais referencias as Resoluções do Conselho Nacional de Educação Nº 1, DE 7 DE JANEIRO DE 2015, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de Educação Superior e de Ensino Médio e dá outras Providências; e, Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.

Ementa
 O tempo como categoria cultural. Evento, memória e diferentes registros da historia. Estudo crítico dos conteúdos do ensino da História e sua relação com outras áreas de conhecimento. As representações e lugar dos índios nos livros de História. O material didático produzido em escolas indígenas.

Bibliografia
ALMEIDA, Maria Regina Celestino de. Os índios na história do Brasil. Rio de Janeiro: Editora FGV (2010). PEREIRA, Amílcar Araújo e MONTEIRO , Ana Maria (Orgs). Ensino de História e Culturas Afro-Brasileiras e Indígenas. Rio de Janeiro: Pallas, 2013. VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. A história em outros termos: palavras indígenas In: C. A. Ricardo Povos Indígenas no Brasil (1996-2000). São Paulo: Instituto Socioambiental, 2000. 

Bibliografia Complementar
BARROS, AM, CASTRO, RP. Ara reko: memória e temporalidade Guarani; aldeias Itaxi, Araponga, Sapukai, Rio Pequeno. E-papers, 2005. FREIRE, José Ribamar Bessa. Tradição oral e memória indígena: a canoa do tempo. América (1992). GOBBI, Izabel. Desafios do ensino sobre indígenas nas escolas: uma reflexão a partir dos livros didáticos de história. Cadernos do Leme 2.2 (2011). SÁEZ, Oscar Calavia. A terceira margem da história: estrutura e relato das sociedades indígenas. Revista Brasileira de Ciências Sociais 20.57 (2005): 39-51. SCARAMUZZI, Igor Alexandre Badolato. De índios para índios: a escrita indígena da história. Diss. Universidade de São Paulo, 2008.
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