Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
História dos índios no Brasil e no Espírito Santo II ( PRO15758 )
Unidade:
Colegiado do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
3
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
2

Objetivos
A disciplina compõe uma importante parte estrutural do curso e visa contribuir para a formação de professores indígenas para atuar na docência e na gestão da Educação Escolar Indígena, com habilitação plena de profissionais em cada uma das áreas: (1) Ciências Sociais e Humanidades; (2) Ciências da Natureza e Matemática; (3) Artes, Linguagens e Comunicação. Todas as disciplinas tomam como principais referencias as Resoluções do Conselho Nacional de Educação Nº 1, DE 7 DE JANEIRO DE 2015, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de Educação Superior e de Ensino Médio e dá outras Providências; e, Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.

Ementa
Da Colônia ao Império: o Diretório dos índios, a Constituição de 1823, a Lei das terras de 1850. Terra, trabalho, colonização e resistência indígena no Brasil e no Espírito Santo. A participação dos índios na Guerra do Paraguai. A política indigenista do SPI (Serviço de Proteção ao índio), e da FUNAI (Fundação Nacional do Índio). O lugar dos índios na construção da identidade nacional. Período Vargas, regime militar e o Estatuto do índio: repercussões nacionais e locais.

Bibliografia
ALBERT, Bruce & RAMOS, Alcida (orgs.), Pacificando o Branco: cosmologias do contato no Norte Amazônico, São Paulo: Ed. Unesp, 2002. CUNHA, Manuela Carneiro da (org.). História dos índios no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. LIMA, Antonio Carlos de Souza. Um Grande Cerco de Paz. Poder Tutelar, Indianidade e Formação do Estado no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1995. 

Bibliografia Complementar
MELIÀ, Bartomeu. El Guaraní Conquistado y Reducido. Asunción, Universidad Católica, 1988, pp. 93-120. MOREIRA, Vania Maria Losada. Nem selvagens nem cidadãos: os índios da vila de Nova Almeida e a usurpação de suas terras durante o século XIX. UFES,História, 2002. _________. “Terras indígenas do Espírito Santo sob o regime territorial de 1850”. Revista Brasileira de História 22.43 (2002): 153-169. SCHUBERT, Arlete. M.P. Lutas territoriais Tupinikim. Saberes e lugares conhecidos. Editora Appris. Curitiba – PR, 2018.  TEAO, KalnaMareto, LOUREIRO, Klítia. História dos Índios do Espírito Santo. Publicação Lei Rubem Braga, PMV, 2009.
Carregando...