Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Alfabetização ( PRO15757 )
Unidade:
Colegiado do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
3
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
2

Objetivos
A disciplina compõe uma importante parte estrutural do curso e visa contribuir para a formação de professores indígenas para atuar na docência e na gestão da Educação Escolar Indígena, com habilitação plena de profissionais em cada uma das áreas: (1) Ciências Sociais e Humanidades; (2) Ciências da Natureza e Matemática; (3) Artes, Linguagens e Comunicação. Todas as disciplinas tomam como principais referencias as Resoluções do Conselho Nacional de Educação Nº 1, DE 7 DE JANEIRO DE 2015, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de Educação Superior e de Ensino Médio e dá outras Providências; e, Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.

Ementa
Alfabetização: conceptualizações, aspectos históricos, políticos e educacionais. Alfabetização, leitura e escrita na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Articulação teoria e prática. O processo de aprendizagem da leitura e da escrita: as contribuições de estudos e pesquisas de base construtivista e histórico-cultural. Métodos de alfabetização: sintéticos, analíticos e ecléticos: evolução histórica e análise crítica. Novas propostas didáticas para a alfabetização (estudos em psicologia, linguística e sociolinguística). Levantamento, análise e avaliação de materiais existentes para a alfabetização

Bibliografia
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e Linguística. São Paulo: Editora Scipione, 1991. GERALDI, João Wanderley. (org.) O texto na sala de aula: leitura e produção. 3. Ed. Cascavel: ASSOESTE, 1985. SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998. 

Bibliografia Complementar
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1998. GROSBAUM, Marta Wolak. Progestão: Como promover o sucesso da aprendizagem do aluno e a sua permanência na escola? Módulo IV. Brasília: CONSED, 2001. MAHER, T. M. A criança Indígena: do Falar Materno ao Falar „Emprestado‟. In A.L.G. de Faria e S.A. Mello (orgs.). Campinas: Editora Autores Associados, 2005. MELIA, Bartomeu. Educação indígena e alfabetização. São Paulo: Loyola, 1979. OLIVEIRA, Marta Kohl de (Autora Coord. do fascículo). Tipos de aprendizagem. In: _____. Ofício de professor: aprender mais para ensinar melhor. Caderno 1 – Desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Fundação Víctor Civita, 2002.
Carregando...