Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Filosofia da Educação ( PRO15755 )
Unidade:
Colegiado do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
2

Objetivos
A disciplina compõe uma importante parte estrutural do curso e visa contribuir para a formação de professores indígenas para atuar na docência e na gestão da Educação Escolar Indígena, com habilitação plena de profissionais em cada uma das áreas: (1) Ciências Sociais e Humanidades; (2) Ciências da Natureza e Matemática; (3) Artes, Linguagens e Comunicação. Todas as disciplinas tomam como principais referencias as Resoluções do Conselho Nacional de Educação Nº 1, DE 7 DE JANEIRO DE 2015, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de Educação Superior e de Ensino Médio e dá outras Providências; e, Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.

Ementa
Correntes filosóficas da educação no Brasil. Filosofia e crítica do conhecimento: senso comum, mitos, ciência e técnica.

Bibliografia
APPLE, M. Educação e poder. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989. ARANHA, M. L. de A.; ARRUDA, M. H. P. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Moderna 1986. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

Bibliografia Complementar
FREIRE, Paulo. Conscientização - teoria e prática da libertação. 3ed. São Paulo: Moraes, 1980. GILES, Thomas. Filosofia da educação. São Paulo: EPU, 1993. LUCKESI, Cipriano. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 1990 OLIVEIRA, E. D. Filosofia da Ancestralidade como filosofia africana : Educação e cultura afro-brasileira. S.l. n.18, p.28-47, maio-out, ano 2012. SAVIANI, Demerval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. São Paulo: Cortez, 1980.
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