Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Saúde e meio ambiente ( PRO15754 )
Unidade:
Colegiado do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
A disciplina compõe uma importante parte estrutural do curso e visa contribuir para a formação de professores indígenas para atuar na docência e na gestão da Educação Escolar Indígena, com habilitação plena de profissionais em cada uma das áreas: (1) Ciências Sociais e Humanidades; (2) Ciências da Natureza e Matemática; (3) Artes, Linguagens e Comunicação. Todas as disciplinas tomam como principais referencias as Resoluções do Conselho Nacional de Educação Nº 1, DE 7 DE JANEIRO DE 2015, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de Educação Superior e de Ensino Médio e dá outras Providências; e, Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.

Ementa
Alimentação e recursos naturais. Xamanismo e ecologia. Transformações ambientais e as concepções de doença e saúde indígenas. Práticas tradicionais de prevenção e profilaxia. As questões ambientais e as políticas de saúde indígena e sua gestão.

Bibliografia
ALBERT, Bruce. "O ouro canibal e a queda do céu. Uma crítica xamânica da economia política da natureza (Yanomami)." In. Pacificando o branco: cosmologias do contato no norte amazônico. São Paulo: IMESP/IRD/Ed. UNESP (2002): 239-274. LANGDON, Esther Jean. "Saúde indígena: a lógica do processo de tratamento." Saúde debate (1988): 12-5. SANTOS, Ricardo Ventura, COIMBRA, Carlos Jr, ESCOBAR, Ana Lúcia. Epidemiologia e saúde dos povos indígenas no Brasil. Editora Fiocruz, 2003. 

Bibliografia Complementar
FERREIRA Gonçalves, Rosiane. “Cuidar do corpo, cuidar da natureza”: In. Saúde indígena e biodiversidade na Amazônia brasileira. Amazônia: 173. GARNELO, Luiza, et al. Ambiente, saúde e estratégias de territorialização entre os índios baniwa do Alto Rio Negro. Tellus, ano 10, n. 18, p. 39-63, jan./jun. 2010 Campo Grande - MS. LANGDON, E. Jean Matteson. Xamanismo no Brasil: novas perspectivas. Editora da UFSC, 1996. LEAL, Maria do Carmo, et al. "Saúde, ambiente e desenvolvimento." Saúde em debate. Vol. 48. Hucitec-Abrasco, 1992. MONKEN, Maurício, et al. O território na saúde: construindo referências para análises em saúde e ambiente. Miranda AC, Barcellos C, Moreira JC, MonkenM(orgs) Território, Ambiente e Saúde. Rio de Janeiro: Fiocruz (2008): 23-41.
Carregando...