Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Línguas indígenas ( PRO15753 )
Unidade:
Colegiado do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
A disciplina compõe uma importante parte estrutural do curso e visa contribuir para a formação de professores indígenas para atuar na docência e na gestão da Educação Escolar Indígena, com habilitação plena de profissionais em cada uma das áreas: (1) Ciências Sociais e Humanidades; (2) Ciências da Natureza e Matemática; (3) Artes, Linguagens e Comunicação. Todas as disciplinas tomam como principais referencias as Resoluções do Conselho Nacional de Educação Nº 1, DE 7 DE JANEIRO DE 2015, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de Educação Superior e de Ensino Médio e dá outras Providências; e, Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.

Ementa
 Diversidade cultural e linguística dos povos indígenas no Brasil. Historia das línguas e políticas linguísticas. Estudos sobre as línguas de povos indígenas do Espírito Santo (Tupi e Guarani).

Bibliografia
MONTSERRAT, Ruth. Línguas indígenas no Brasil contemporâneo. In Grupioni, L.D. (org.). Índios no Brasil. São Paulo: Secretaria Municipal de Cultura, 1992. pp.93-104. TEIXEIRA, Raquel. “As línguas indígenas no Brasil”. In. Lopes da Silva & Grupioni (orgs.).A Temática Indígena na Escola. Brasília: MEC/MARI/UNESCO, 1995. pp.291-311. URBAN, Greg. A história da cultura brasileira segundo as línguas nativas. In. Carneiro da Cunha, Manuela (org.). História dos Índios no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. pp.87-102.

Bibliografia Complementar
FRANCHETTO, Bruna. A fala do chefe: Gêneros verbais entre os Kuikuru do Alto Xingu. Cadernos de Estudos Linguísticos 4 (2012). FREIRE, José Ribamar Bessa. Território, Língua e Literatura Oral na Amazônia. Revista Habitus, Vol.7 m1/2, 2009 pp.99-123  MAHER, Terezinha Machado. Políticas linguísticas e políticas de identidade: Currículo sem fronteiras 10.1, 2010: 33-48 MELIÀ, Bartomeu. Palavras ditas e escutadas. Mana, v. 19, n. 1, p. 181-199, 2013. NAVARRO, Eduardo de Almeida, Método moderno de tupi antigo: a língua do Brasil dos primeiros séculos. Editora Vozes, 1998.  SEKI, Lucy, ed. Lingüística indígena e educação na América Latina. Ed. da Univ. Estadual de Campinas UNICAMP, 1993.
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