Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Cosmologias e astronomia ( PRO15752 )
Unidade:
Colegiado do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
A disciplina compõe uma importante parte estrutural do curso e visa contribuir para a formação de professores indígenas para atuar na docência e na gestão da Educação Escolar Indígena, com habilitação plena de profissionais em cada uma das áreas: (1) Ciências Sociais e Humanidades; (2) Ciências da Natureza e Matemática; (3) Artes, Linguagens e Comunicação. Todas as disciplinas tomam como principais referencias as Resoluções do Conselho Nacional de Educação Nº 1, DE 7 DE JANEIRO DE 2015, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de Educação Superior e de Ensino Médio e dá outras Providências; e, Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.

Ementa
 As várias concepções indígenas acerca da vida, do tempo, da terra, dos astros celestes e do universo. Sistemas cosmológicos das sociedades indígenas, com ênfase nos povos Tupinikim e Guarani. O movimento aparente do sol, da lua e dos planetas. As diferentes medições do tempo. As marés e as estações do ano. O sistema solar e as galáxias. Origem e evolução do universo.

Bibliografia
AFONSO, Germano Bruno. As constelações indígenas brasileiras. Observatórios Virtuais (2006). DE MELLO, Flávia Cristina, SOARES Jules Batista, KERBER Leandro de Oliveira. Astronomia e educação intercultural: experiências no ensino de astronomia e ciências em escolas indígenas. Simpósio Nacional de Educação em Astronomia – Rio de Janeiro – 2011. SEVERINO Filho, João, JANUÁRIO Elias R. da Silva. Os marcadores de tempos indígenas e a etnomatemática: a pluralidade epistemológica da ciência.(37-70). Zetetiké: Revista de Educação Matemática 19.35 (2011).  

Bibliografia Complementar
AFONSO, Germano (2006) Astronomia Indígena. In Educação Escolar Indígena – Cadernos Temáticos. Secretaria de Estado de Educação. DEF/CEEI, Curitiba. BARBOSA, Priscila Faulhaber. Curt Nimuendaju, o conhecimento do céu ticuna/magütae a observação do céu. I Simpósio Nacional de Educação em Astronomia–Rio de Janeiro–2011, pp.1-9. CADOGAN, Leon [1949] (1987) AyvuRapita. Revista de Antropologia. São Paulo: EdUSP CAMPOS, M. Sociedades e Natureza: Da etnociência à etnografia de saberes e técnicas. http://www. sulear. com.br/texto04.(1995). MELLO, Flávia C. de.; SOARES, J. B. e KERBER, L. O. (2011) Reflexões sobre Etnoastronomia Guarani. Trabalho apresentado no IX Simpósio Internacional Oxford sobre Arqueoastronomia, Lima.  
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